Olá pessoal!
Antônio Lázaro Conte escreveu o artigo a seguir com o objetivo de apresentar a importância da Qualidade de Vida no trabalho.
No texto, o autor fala da realidade atual das empresas nacionais que estão sofrendo uma revolução na produtividade e que por isso, o ritmo de trabalho das pessoas tem sido considerado alucinante por causa do excesso de horas no trabalho e uma pressão excessiva para produzirem cada vez mais e isso se torna um problema a partir do momento que temos que conciliar as longas jornadas de trabalho com nossa vida familiar, social e física. Com isso, levamos para casa os problemas, as tensões, os receios e as angústias que acumulamos no ambiente do trabalho.
Segundo o autor, a meta principal da Qualidade de Vida no Trabalho é conciliar os interesses dos indivíduos e das organizações, pois funcionários que têm uma boa qualidade de vida no trabalho são mais felizes e produzem mais e isso é bom tanto para o funcionário, como também para a empresa.
Passamos mais de 8 horas por dia e mais de 35 anos de nossas vidas no ambiente de trabalho. Se o mesmo não for bom, há um acúmulo dessa carga de insatisfação, que durante esse longo período acaba nos causando transtornos em diversas áreas de nossas vidas.
Funcionários motivados, capacitados e bem remunerados passam a ter desempenho acima da média, reduzindo o custo, apresentando melhores condições aos clientes e gerando como desdobramento maior vitalidade financeira. As pessoas são mais produtivas quanto mais estiverem satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho.
A Qualidade de Vida no Trabalho renova o clima organizacional, isso reflete no bem-estar do trabalhador que tem mais probabilidade de obter também qualidade de vida pessoal, social e familiar, embora sejam esferas diferentes.
Acredito que muitos empresários começaram a perceber que um ambiente de trabalho saudável e agradável pode melhorar vários aspectos de uma empresa e que promover a satisfação e o bem-estar aos seus funcionários, pode diminuir o absenteísmo, as doenças do trabalho e a rotatividade. Pode também aumentar a produtividade, melhorar a forma do atendimento aos seus clientes e parceiros, entre outros diversos benefícios que podem beneficiar imensamente a empresa. Porém, creio que muitos deles ainda não sabem como devem proceder para promoverem esse ambiente agradável. E essa é mais uma brecha que o mercado abre para nós Psicólogos, e Psicólogos em formação. Podemos elaborar estratégias junto às empresas para criarmos condições para esse ambiente saudável e agradável, para tornarmos as empresas mais produtivas e o trabalho mais gratificante.
Fiquem atentos às novas oportunidades. Nós mesmos podemos fazer nosso espaço no mercado de trabalho!
Segue link abaixo. Um Abraço do grupo Psicopensando e até a próxima!
http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/revista_fae_business/n7/rev_fae_business_07_2003_gestao_10.pdf
Pessoal,
ResponderExcluirQual o grupo responsável por esta postagem? A indicação não foi feita...
Mara