segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Estudo sociologico da profissão psicologo: Processo de profissionalização do psicólogo no Brasil

" A profissão deve deter um conhecimento delimitado, complexo e institunalizado. Ela tem que organizar seus interesses em associações profissionais que padronizem a conduta dos pares uma autoregulação."

     A psicologia percorreu um longo caminho até ser reconhecida como profissão, a história do processo de profissionalização no Brasil foi divida em três momentos. Dois campos do conhecimento contribuiram para o reconhecimento da psicologia como profissão em nosso país: a EDUCAÇÃO e a MEDICINA.No início a pedagogia utilizou mais precisamente a psicologia experimental, e nos hospitais o psicólogo era visto como profissional subordinado, exercendo papel complementar ao do médico.
     Durante os anos 1930 a psicologia foi ganhado cada vez mais espaço dentro das instituições universitárias na formação de outros profissionais. Está realidade se modifica nos anos 40 e 50. A partir das décadas de 1940 e 1950, o psicologo passou a atuar cada vez mais nas áreas de educação e do trabalho, o processo de industrialização, sobretudo no governo Getúlio Vargas, abriu um novo espaço no mercado de trabalho para a psicologia
     No dia 27 de agosto de 1962 foi aprovado a lei n° 4.119, que regulamentou a profissão do psicólogo, foi emitido nesse mesmo ano o parecer 403 do conselho Federal de Educação que estabeleu o curriculo minimo e a duração do curso universitário de psicologia. Os conselhos Regonais e Federal de Psicologia foi criado em 1975 e revisto posteriormente.
    Os estudos no campo da sociologia das profissões enriquece a discursão sobre a prática do psicologo no Brasil, a medida que fornecem diversas perspectivas de análise. O resgate da história da prática profissional de psicologia, desde o seu surgimento e desenvolvimento até sua consolidação como profissão revela as estratégias  singulares utilizadas pelos psicólogos em busca de sua confirmação no mercado de trabalho e sociedade brasileira.

ESSAS INFORMAÇÕES FORAM RETIRADAS DO ARTIGO "O PSICOLOGO NO BRASIL: NOTAS SOBRE O SEU PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO"

Disponivel em:  http://www.scielo.br/pdf/pe/v8n2/v8n2a02.pdf 



GRUPO: PSIQUE EM CONSTRUÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário