Boa tarde a todos!!!!
Recomendamos a leitura do Artigo "Que profissional queremos formar" de Maria Teresa Castelo Branco.
Este artigo tem por objetivo abordar os novos desafios que tem surgido para psicologia. A escolha do profissional que queremos formar parte de uma analise da sociedade.
Alguns aspectos no mundo estão gerando caos e a sociedade insatisfeita sofre cada vez mais com esse cenário. Surge então uma critica aos profissionais que agem em função do capitalismo ajustando o individuo no sistema. Caberia ao Psicólogo se posicionar diante deste contexto com um postura humanizada, mantendo uma visão da totalidade.
Branco (1998) nos demonstra a fragmentação da área de atuação do psicólogo que acabam por abandonar o que aprenderam na Universidade e buscam alternativas pouco comprovadas no intuito de se chegar a um resultado mais rápido trazendo alivio ao paciente, mas não o conhecimento subjetivo de si mesmo.
Conforme Branco (1998), as universidades têm sua parcela de culpa nesta fragmentação, por não unificar as áreas de atuação do psicólogo. “[...] A Universidade reproduz essa circunstância e não reinventa uma formação sem áreas, onde o psicólogo não se define por seu local de trabalho, mas por ser um profissional que ofereça ajuda psicologia em qualquer ambiente onde o homem atue.” (BRANCO, 1998, pg 04). Além de que inúmeros psicólogos ainda desconsideram o sujeito e as relações sócias tornando se surdo e cego a respeito do que realmente importa.
O que se percebe com este artigo que o psicólogo não precisa ser especialista e sim compreender o individuo na sua totalidade.
Este é o link: "Clique aqui"
Boa leitura!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário