Por ser um assunto novo e muito interesse, acredito que talvez, muitos não tenham conhecimento desse campo, porém, ele pode trazer novas idéias para a atuação do psicólogo contemporâneo...
O artigo: Biodanza para a Terceira Idade, irá esboçar as práticas reveladoras dessa nossa área, quem tiver interesse o link é:
http://revista.unati.uerj.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-59282002000100006&lng=pt&nrm=iso
"A Biodanza (Sistema Rolando Toro) é um sistema baseado na dança, música e situações de encontro em grupo como meios de produção de vivências harmonizadoras que estimulam a parte sã dos indivíduos e vão reorganizando suas respostas diante da vida. Esta atividade parece produzir efeitos favoráveis para a saúde e qualidade de vida dos idosos, trazendo alegria e bem-estar, melhorando funções vitais e facilitando a expressão de potencialidades latentes. "
Poderíamos definir a Biodanza, em uma linguagem mais acessível a um público leigo, como um sistema de integração humano, não interpretativo, com base em movimentos corporais com música, danças e situações de comunicação em grupo. Seus fundamentos teóricos consideram que os exercícios estimulam vivências harmonizadoras, sentimentos, e reforçam os mecanismos naturais de auto-regulação, sendo portanto um agente significativo no combate ao estresse. Através da Biodanza são trabalhados simultaneamente mente e corpo: o homem como uma totalidade na sua relação com a espécie, a natureza e o cosmos. Não se trabalha sobre sintomas revolvendo a miséria humana, mas estimulando a parte sã dos indivíduos.
A Biodanza pode também ser aplicada em grupos específicos com características semelhantes como: idosos; crianças e adolescentes; gestantes; pessoas com dificuldades para estabelecer vínculos profundos, com dificuldades sexuais, em estado depressivo, insegurança, angústia, hostilidade, egocentrismo, carências afetivas, estresse, falta de motivação etc., e em grupos especiais de reabilitação existencial como doentes mentais, hipertensos, mastectomizadas e outros.
A Biodanza ajuda a resolver uma ampla diversidade de problemas e quadros clínicos, porque ativa funções gerais tais como a expressão da identidade, a comunicação afetiva e as funções integrativas do organismo.
Referência do Artigo
DE AZAMBUJA, Thais. Biodanza para a Terceira Idade. Textos Envelhecimento [online]. 2002, vol.4, n.7, pp. 75-91. ISSN 1517-5928. | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário