O grupo Arquivo Ψ - convida a todos a discutir, nesse espaço, temáticas das quais perpassam o meio acadêmico, mas não encontram o devido espaço para debates.
Convidamos a leitura do texto “Conversas inter/trans e indisciplinares” de Tânia Maria Barcelos. A autora apresenta um discurso a favor da interlocução do conhecimento psicológico, com as demais áreas do conhecimento. Retoma suas memórias e experiências no campo da psicologia, a descoberta de autores, que no passado, não eram discutidos no campo acadêmico, como: Marx, Hegel, Foucault, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Sartre etc.
Hoje sabemos da importância desses pensadores/teóricos, para a complementação da formação do psicólogo, que antes era reduzida a autores tradicionais, como: Skinner, Piaget, Freud e Rogers.
Como eles, muitos ainda estão por ser redescobertos pela psicologia, expandindo o conhecimento e exercendo a inter/tras/indisciplinidade de forma crítica ao pensamento reducionista. Dessa forma, nós enquanto psicólogos em formação, nos implicamos e sentimos como fazedores desse saber.
Muitas vezes “o conhecimento está também lá fora”.
Boa leitura, Arquivo Ψ - !!!
http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/10547/7017
Nenhum comentário:
Postar um comentário