A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E A
EDUCAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO
Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly*
Universidade São Francisco
Resumo
Faz-se necessário caracterizar a atuação do Psicólogo Escolar frente às demandas socioeducacionais dopróximo milênio; portanto, esse artigo visa analisar a formação desse profissional numa perspectiva histórica buscando repensar seu papel e compromisso social. Identificam-se grandes áreas de trabalho possíveis na Psicologia Escolar, não somente em instituições formais de ensino desde a Educação Infantil até a
Universidade, mas também em diferentes espaços educacionais que visem promover o desenvolvimento e aprendizagem dos indivíduos. Focalizam-se, também, as Universidades, as Associações e Entidades de Classe enquanto segmentos profissionais formadores desses profissionais, responsáveis por sua constante atualizaçãoe pelo exercício crítico e ético da profissão.
Nossa reflexão:
Ao fazer leitura deste artigo pensamos em algo que esta sendo presenciado por algumas estagiárias este semestre em psicologia escolar.
Para começo de reflexão a sensação em comum das estagiarias é de impotência, já que a sensação é de esta nesta instituição e de nada estar ajudando e que o papel do psicólogo escolar não pode ser confundido com o do pedagogo, por vezes pode cruzar interfaces e não segregar informações.
Contudo este artigo nos orienta que o papel do psicólogo escolar esta além do auxílio à aprendizagem e sim na capacidade de ajudar na construção do ser pensante, questionador e não um mero reprodutor daquilo que lhe é ensinado. Vale ressaltar que as psicologias abrem os horizontes de pensamentos não de forma mágica e sim dando a cada um de nos em uma relação de comunicação vertentes diferentes que nos façam refletir melhor.
http://www.scielo.br/pdf/pee/v4n2/v4n2a06.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário