Reflexão sobre a ética profissional
Essa é uma charge que circula pela internet muitas vezes fazendo alusões ao trabalho do psicólogo, no caso como se observa é o trabalho clínico que está sendo mostrado.
É uma triste realidade a visão que muitas vezes as pessoas têm do psicólogo, coisas do senso comum, como se o psicólogo fosse apenas um ouvinte de problemas e um conselheiro que ainda cobra! Ora se fosse assim não precisaria da profissão psicólogo, poderíamos apenas contar nossos problemas aos amigos, pois eles nos ouvem, confortam e não cobram nada por isso.
Essas idéias do senso comum que muitos ainda têm da psicologia na verdade só irá mudar com um trabalho sério e bem embasado pela teoria. É importante, portanto, que nós psicólogos em formação realmente façamos um investimento na profissão em termos de estudo e envolvimento e mais, devemos nos preocupar com a nossa atuação desde já, pois se não estivermos preparados e não agirmos de forma ética, ficarão prejudicados toda uma classe: a dos psicólogos! É isso mesmo, no plural, pois as pessoas se baseiam na atuação dos profissionais para falar de uma classe inteira, ou seja, você, eu, todos nós nos incluiremos em estereótipos totalmente errados acerca do trabalho do psicólogo.
Essa foi uma charge que nos chamou atenção, nos incomodou e ao mesmo tempo nos impulsionou a fazer esse alerta, afinal somos os psicólogos de amanhã e temos tudo para fazer um bom trabalho e tentar mudar essa lamentável imagem, ou podemos simplesmente sujá-la ainda mais.
Achamos relevante também colocar nessa postagem o link do código de ética do psicólogo, para os que ainda não conhecem possam ter acesso e conhecer a postura ética que um profissional psicólogo deve ter.http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/legislacao/legislacaoDocumentos/codigo_etica.pdf
teste
ResponderExcluirEssa charge, é um convite a reflexão para nós psicólogos em formação e para muitos psicólogos atuantes.Penso que precisamos valorizar a nossa profissão e que não adianta nada termos bons preços, agendas lotadas,se não temos tempo para elaborar algo para dar de retorno aos nossos clientes e muito menos para investir em pesquisas para acrescentar nossos conhecimentos.Penso que a disciplina gestão e cuidado tem contribuido muito para o nosso crescimento profisional e desenvolvimento do nosso senso crítico.
ResponderExcluirCleide Oliveira.