quinta-feira, 9 de junho de 2011

Porque escolhi a Psicologia

GRUPO: AMIGOS PSIQUE

POR QUE A PSICOLOGIA?




Quando escolhi a psicologia não imaginava a amplitude das áreas nas quais o psicólogo pode atuar. Minha escolha pelo curso não foi devido a um interesse em conhecer ou atuar na área como um profissional que tem o objetivo de ajudar o indivíduo, nem mesmo com a visão de que a psicologia é uma área tão importante para a saúde.

Minha visão da psicologia era a mais pobre de todas. Na verdade o único conhecimento que eu tinha da psicologia era que o psicólogo trabalha em uma clinica atendendo pacientes em um divã recebendo uma quantia considerável por cada seção de “terapia”.

Esses pensamentos não me vieram do acaso, mas de uma depressão profunda por problemas pessoais, que sem exageros, quase me levou a óbito. Depois de meses trancada em meu quarto na pior das situações fui convencida a me tratar, iniciando por tratamento psiquiátrico, com a administração de quatro tipos de medicamentos durante todo o dia. Assim, mesmo contrariada e com muita resistência, fui convencida de que precisava de um acompanhamento psicológico para completar o tratamento.

A opção pelo curso se deu depois de um ano e meio de terapia, pela qual eu pagava, na época, R$ 180,00 para entrar na sala me sentar, chorar e nem ouvir a voz da terapeuta.

Tal fato provocou em mim a idéia de que o psicólogo ganhava muito dinheiro, e era isso que eu queria - “ganhar muito dinheiro pra não fazer nada” – e pensava que fazendo o curso poderia entender porque algumas coisas aconteciam, queria entender por que as pessoas emitiam determinado comportamento.

Quando iniciei o curso percebi que os meus objetivos não seriam alcançados, afinal, eu estava completamente equivocada a respeito da psicologia. Pensei então em abandonar o curso, porém optei por continuar, pois esse seria o segundo curso superior que abandonaria.

Hoje vejo a psicologia com outros olhos. Posso dizer que me apaixonei completamente “pelas psicologias”.

Parte do Portfólio de Lucília Oliveira.

Um comentário:

  1. Lucilia, tudo em nossa vida tem um propósito. Penso que com esta experiencia que foi tão dolorosa e conflitante, você poderá ajudar muitas pessoas que, estarão ao seu redor, no seu consultorio enfim. O ruim pode se tornar algo útil e enriquecedor. Feliz que você superou algo tão difícil. Abraço.

    ResponderExcluir