Diante da predominância do gênero feminino no curso de psicologia, o grupo optou por indicar um artigo que tratasse desse assunto. Este fator desperta curiosidade em muitos, e agora teremos a oportunidade de entender alguns fatores que levam a tal predominância.
O presente artigo apresenta e discute o perfil profissional do psicólogo e traz alguns dados históricos e preliminares sobre questões de gênero na Psicologia, enquanto carreira e profissão. Embora este estudo tenha sido realizado no Rio Grande do Norte, temos uma percepção clara sobre a marcante presença feminina na profissão em geral.
Segundo Ferretti (1976), a profissão é tida como a quarta carreira com marcante presença feminina. A discussão apresentada no artigo nos traz alguns dados importantes referentes ao exercício profissional, ao regime de trabalho, à remuneração, às áreas de atuação, entre outros aspectos do trabalho dos profissionais da psicologia. Os resultados obtidos nos remetem a reflexão, de que mesmo com o passar do tempo, é possível percebermos uma visão estigmatizada, onde existem diferenças discrepantes entre homens e mulheres no mercado de trabalho, no que diz respeito a profissão psicólogo.
Acesse o artigo completo no link: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v3n1/a11v03n1.pdf
Esse assunto realmente é no mínimo instigante!!
ResponderExcluirSarah Gabriella Paiva (Grupo Conexão PSI)