Será que alguma vez no decorrer da nossa formação acadêmica já paramos para analisar o currículo proposto pelo o nosso curso? Já refletimos se é um bom currículo? Se ele está de acordo com a realidade social em que estamos vivendo?
O artigo “Considerações sobre elaboração de currículos para formação de psicólogos: a partir de uma perspectiva didática”, do autor Carlos Alberto Dias, da Universidade Vale do Rio Doce - MG, vem trazer uma crítica muito instigante sobre a elaboração dos currículos dos cursos de Psicologia.
O autor acredita que os currículos que são elaborados nas universidades na maioria das vezes estão fora da realidade sociocultural que estamos inseridos. E que isso pode trazer muitos danos, tanto aos pacientes quanto aos alunos.
A questão principal que o artigo propõe é: estariam os cursos de formação de psicólogos, devidamente preparados para fornecerem à sua clientela os conhecimentos básicos necessários ao exercício profissional?
No decorrer do artigo o autor aponta claramente as falhas que ele considera existir na elaboração dos currículos e na formação dos alunos de psicologia.
Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o assunto pode ter acesso ao artigo completo no link:
Acho extremamente importante artigos como este que nos faz refletir sobre a formação, pois muitos estudantes aceitam o que é oferecido pela universidade e não buscam conhecimentos que embora estejam fora da grade curricular do nosso curso são extremamente importantes para uma atuação profissional efetiva.
ResponderExcluirLuzia Luciana R. de Andrade (Grupo "Das Ding")