INFORMAÇÃO IMPORTANTE
HIV e transtornos psicóticos
Estudo baseado em 320 pacientes psicóticos internados pela primeira vez, com a idade variando entre 20 e 39 anos. Deste total 12 (3,8%) haviam se contaminados com HIV antes de apresentarem o quadro psicótico. A AIDS foi a principal causa da mortalidade no grupo, maior do que todas as demais causas juntas. Suspeita-se de que o vírus possa ter causado o quadro psicótico. Já é bem conhecido o fato de que o vírus HIV penetra largamente no SNC, provocando estado de confusão mental e perturbações neurológicas, mas como agente desencadeador de uma psicose clássica ainda não há comprovações.
Outros estudos têm encontrado taxas altas de incidência de HIV entre os pacientes psicóticos: 5 a 20% dos casos. As variações ocorrem de acordo com o lugar onde são feitos os estudos. Locais onde a incidência de AIDS é maior, as taxas entre os pacientes psicóticos também são maiores.
Ainda é cedo para se pedir anti-HIV de rotina para os pacientes em início de quadro psicótico, mais estudos são necessários para se comprovar sua real necessidade.
Achamos importante o estudo citado acima, pois relata um tema do nosso cotidiano, seja como profissionais ou como meros cidadãos.
Outras curiosidades:
http://www.psicosite.com.br/tra/psi/delirante.htm
http://www.psicosite.com.br/tex/psi/psi005.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário