domingo, 6 de novembro de 2011

GRUPO CONEXÃO PSI



2011, O Ano da Avaliação Psicológica

     O CRP faz todos os anos, discussões em assembléia e propõe uma temática discussão. No ano de 2011, ficou decidido em assembléia pela APAF (Assembléia das Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia), que seria o ano da avaliação psicológica.

     O CRP levanta freqüentes discussões acerca da importância da avaliação psicológica, no processo de avaliar o sujeito e ressalta também o valor da utilização de instrumentos ou testes psicológicos, validados, mantendo assim a ética profissional e o sigilo.

     No entanto a avaliação psicológica é um assunto muito importante, que merece ser tratado com mais seriedade. Deve ser levado em consideração os princípios éticos a serem seguidos, além dos direitos humanos que devem ser resguardados, para que não ocorra a banalização do processo, considerando que o psicólogo é o único profissional licenciado para exercer esta função.

     Hoje em dia a avaliação psicológica tem assumido um dos papéis de destaque dentre as funções exercidas pelo psicólogo, com novas aberturas de campos e práticas. Dentre estes novos campos de atuação na área de avaliação psicológica, podemos citar a psicologia do trânsito, a neuropsicologia, a psicologia jurídica e outras.

     Na assembléia da APAF, outros temas também foram abordados como a questão do ato médico, a Psicologia das Emergências e Desastres, Política Nacional de Defesa Civil e Álcool e outras drogas, CREPOP, a descriminalização do aborto dentre outros.

    Então vale a pena lermos mais sobre o assunto, para que no futuro não sejamos profissionais reprodutores da teoria, mas que possamos ser ainda mais capazes de fazer grandes considerações críticas.


Link: http://anotematico.cfp.org.br/2011/



Nenhum comentário:

Postar um comentário