sábado, 5 de novembro de 2011

Grupo SSS - Sangue, Suor e Sono

            Acreditamos ser interessante compartilhar esse texto por trazer uma discussão bastante intensa e rica sobre o existencialismo de Sartre, uma filosofia que procura explicar todos os aspectos da experiência humana a partir da existência cotidiana, levando em consideração a existência, a essência, a liberdade de escolha e a sua relação com o outro. 
             Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de Junho de 1905 — Paris, 15 de Abril de 1980) foi um filósofo, escritor, e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo juntamente com Heidegger. Ambos foram profundamente influenciados pela filosofia de Edmund Husserl, a fenomenologia, eles desenvolveram um método fenomenológico como base em suas respectivas posições filosófica. Sartre contribuiu com mais pensamentos sobre a liberdade e chefiou dentro do movimento uma corrente ateísta. Sartre acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra. Repeliu as distinções e as funções oficiais e, por estes motivos, se recusou a receber o Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência.
             De acordo com o pensamento de Sartre, os indivíduos são livres para viver dentro das escolhas que fazem ao longo da vida e evidentemente que cada escolha está acarretada de responsabilidade, pois ao colocar em prática suas escolhas, esta provocará mudanças no mundo que não poderão ser desfeitas. A responsabilidade por essa escolha deverá ser assumida pelo individuo, não podendo ser atribuída a qualquer força externa ou a Deus.
             Segue abaixo o link de acesso para os interessados em aprofundar no assunto:

http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/revistalable/numero1/ilda9.pdf  

Nenhum comentário:

Postar um comentário