Encerramos a participação neste blog com depoimentos de alguns membros sobre a disciplina e como a construção deste nos levou a refletir sobre a profissão de psicologia.
Boa Tarde! Galera, estamos indo pro penúltimo ano do curso. Gostaria de deixar aqui meus agradecimentos a todos colegas que fizeram parte da minha caminhada e fizeram com que ela seja alegre e menos pesada e a todos os professores que contribuíram para que pudessemos ter uma boa formação.
E principalmente, quero expressar meu desejo que todos tenham um bom "final" de curso, que possamos nos tornar profissinais dignos e respeitados. Que possamos nos respeitar e juntos conquistar nossos sonhos.
“Não compreendo ainda quem sou, mas estou a procura de mim. Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder." [O Vendedor de Sonhos]
Ana Elisa
Deixo aqui uma reflexão a partir do meu simples entendimento de gestão e cuidado. Antes de pensar que Gestão e Cuidado deve ser praticado no trabalho, na escola/academia, na família precisamos permitir que esta prática passe em primeira instancia por nós, onde devemos pensar e gerir os nossos posicionamentos diante do que temos aprendido no curso de Psicologia e principalmente diante das pessoas. O que eu quero dizer na verdade é que devemos deixar de olhar para o nosso espelho falso, onde só apontamos os defeitos, as fraquezas, onde criticamos sem pensar, achamos ter razoes e direitos de falar da vida alheia sem respeito, sendo ofensivos nos usos de anedotas e palavras pejorativas, desclassificamos, etc., enfim agimos simplesmente como papagaios falantes e tagarelas que fala sem pensar, que repete o que o outro “vomita”,que fala no vazio, porque na verdade se encontra vazio, sem ter o que dizer de valor,de acréscimo aos outros.
O calar não é um tratado de recolhimento ou de êxtase: visa, paradoxalmente, a falar bem, o que se traduz em comunicar aos semelhantes coisas dignas de serem ouvidas, ou seja, assuntos relacionados à virtude, à sabedoria e à utilidade prática da vida. A arte de calar convida-nos a "governar" a língua, concedendo-lhe apenas a "liberdade moderada", no sentido de melhorar a eloqüência muda do corpo e do rosto.
Ouvimos mal porque não colocamos em prática os preceitos da sabedoria, que primeiramente traduz-se em saber calar; em segundo lugar, em saber falar pouco e moderar-se no discurso; em terceiro, em falar muito sem falar mal e sem falar demais. Ouvimos mal porque raramente nos lembramos da frase evangélica que diz: "Os que têm ouvidos de ouvir, ouçam". Ouvimos mal porque o nosso silêncio é interesseiro, zombeteiro e dissimulador: estamos sempre maquinando coisas para ludibriar, enganar ou passar por cima de nosso interlocutor.
Alguns princípios necessários para calar: 1) só se deve deixar de calar quando se tem algo a dizer que valha mais do que o silêncio; 2) há um tempo de falar, assim como há um tempo de calar; 3) o tempo de calar deve vir em primeiro lugar, e nunca se pode bem falar quando não se aprendeu antes a bem calar; 4) há menos riscos em calar do que em falar; 5) quando se tem uma coisa importante para dizer, deve-se prestar a ela uma atenção muito especial: é necessário dizê-la a si mesmo, e depois de tal precaução, voltar a dizê-la, para evitar que haja arrependimento quando já não se tiver o poder de voltar atrás no que se declarou.
Enfim Gestão e Cuidado pra mim, tenho entendido e compreendido que em primeira ordem voltando para si próprio, (nós) é não fazer uso da hipocrisia quando falamos que devemos ter uma escuta diferenciada, um olhar diferenciado, onde devemos aprender a acolher e compreender o outro, quando na verdade não sabemos nos CALAR diante de qualquer situação e principalmente diante do outro. O silêncio tem um charme, é a excelência dos inescrutáveis.
Espero que estas palavras sejam uma reflexão para nós, e que aprendamos a nos calar, para depois aprender a ouvir.
Sirley
"Acredito que a construção do conhecimento se dá a partir da troca e por isso para mim foi de grande valia neste semestre poder compartilhar com os demais colegas assuntos tão interessantes como os que foram postados no Blog, não só pelo meu grupo assim como pelos demais. Com isso entendo que só tivemos a ganhar, uma vez que a aquisição de conhecimento foi dissiminada e espero que continuemos a propagar essa ideia que é tão interessante".
No mais desejo à todos bastante fôlego para os próximos semestres e continuidade na construção do conhecimento de forma integrada, abraços.
Kelly Sousa
A proposta de construir este blog,permitiu trocas de informações, experiências, reflexões que são importantes na caminhada que estamos fazendo rumo ao propósito de sermos futuros profissionais de psicologia. Durante nosso trajeto teremos muitos obstáculos, mas também, sempre terá algo que nos motivará a seguir em frente e concretizar nossos sonhos. Não esqueçam nunca de que ter caráter e ética são princípios importantes que sempre farão diferença em nossas relações, sejam elas pessoais ou profissionais. Busquem o melhor com dignidade e sem esquecer de manter o respeito ao próximo.
Agradeço a experiência de participar da elaboração deste blog, aos meus colegas, principalmente,ao meu grupo, que também foram enriquecedores nessa troca.
Um beijo a todos, espero nos reencontrar durante esta trajetória.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." Fernando Pessoa.
Fabíola
Colocamos abaixo um vídeo como encerramento de nossas declarações.
Pessoal,
ResponderExcluirAchei muito bacana a postagem de vocês!
As reflexões foram muito interessantes, e me levou a reflexão também!
Parabéns!!
Sarah Gabriella Paiva (Grupo CONEXÃO PSI)