Construção
do Portfólio
A
disciplina de Gestão e cuidado proporcionou esta oportunidade para construção
do portfólio para que possamos refletir quanto à tudo o que aprendemos até
aqui. A produção deste portfólio me fez lembrar e observar cada detalhe já
vivido durante o maravilhoso curso de psicologia que a cada semestre me
surpreende.
Voltando ao inicio....
Primeiro Período de
Psicologia
Nada
melhor que iniciar o curso de Psicologia com uma disciplina que explique sua
história. Na disciplina de história da psicologia nos foram apresentados os
principais pesquisadores que contribuíram para a criação do curso de Psicologia
e enfrentaram os desafios de regulamentar a profissão de psicólogo.
Na
disciplina de antropologia ministrada no primeiro período no curso de
psicologia começamos estudar o homem em sua totalidade e diversidade.
Aprendemos novos conceitos em relação a diversidade cultural como xenofobia, apatia
e empatia.
“É
mais fácil trocar de automóveis ou de televisão e aceitar tecnologias do que
trocar de valores simbólicos ou políticos”
Apenas recentemente, compreendi o
sentido de estudar estatística no curso. Não percebia muito sentido quando
cursei a disciplina de estatística, contudo, hoje acredito na importância do
estudo da estatística para realização de pesquisas e análise de experimentos na
psicologia com êxito nos ensaios clínicos.
A disciplina de Filosofia I foi
marcada com o texto do professor Flavio Ricardo de Araujo Ferreira, “O
professor desnecessário”, onde o professor faz criticas em relação ao veto do
governo na inclusão das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo do
ensino médio. Segundo o professor Flavio, os jovens estudantes das classes
menos favorecidas foram privados da oportunidade de tornarem-se sujeitos,
cidadãos participantes da construção de nossa jovem democracia, negando-lhes a
liberdade da consciência critica. A intenção do professor é provocar nos
jovens, alem da sensibilidade social, uma consciência critica sobre a realidade
que os torna escravos adolescentes, pela ignorância política, social, cultural,
educacional, histórica e econômica que, enfim, caracteriza um tipo de violência
como declara o professor.
Nessa mesma disciplina foi exibido o
filme “Sociedade dos poetas mortos” que mostra em todos os seus minutos, a
importância dos sentimentos humanos que superam quaisquer imposições sociais. O
drama é muito bem construído com cenas fortes que nos faz questionar os valores
sociais como a preocupação da escola em ensinar e não em fazer o aluno a
pensar, como retrata cenas do filme.
Segundo Período de
Psicologia
No Estágio Supervisionado I, fomos a
campo para conhecer as diversas áreas onde há atuação do psicólogo. Entre os
lugares visitados, fomos à Casa de Apoio Aura, instituição que acolhe crianças
e adolescentes com câncer. Senti-me despreparada para observar a rotina destas
crianças. Esta visita me fez acreditar na importância da atuação do psicólogo
no acompanhamento dos pacientes vitimas do câncer e seus familiares para
elaboração e aceitação da doença para reintegração a sociedade. A casa de Apoio
Aura tem como um de seus objetivos minimizar o estresse do tratamento e da dor
oferecendo vivências lúdicas ao paciente proporcionado bem-estar e interação
entre a criança e o adolescente, a equipe e a família. O câncer infantil tem
cura, mas para isto acontecer é preciso espaço, estrutura e condições adequadas
ao tratamento com uma equipe interdisciplinar, como todos os envolvidos movidos
pelo mesmo ideal: a cura!
O filme “minha vida em cor de rosa”
marcou a disciplina de sociologia com cenas de discriminação no filme onde pude
aprender a identificar os conceitos de instituição, socialização e controle
social que perpassam durante todo o filme. Estudamos as teorias de Karl Max,
Max Weber e Emile Durkheim em relação ao capitalismo, socialismo e comunismo
para melhor compreendermos a sociedade na qual vivemos.
A disciplina de Filosofia II,
contribuiu para minha observação crítica do mundo moderno em que vivemos na era
de uma sociedade em que tudo é relativo, onde o homem é tido como bem
informado, mas se focarmos, veremos que essas informações são superficiais,
pois o interesse pela diversidade de assuntos o faz sentir inteirado aos
acontecimentos e de forma acomodada não procura aprofundar os assuntos.
Na disciplina de Teorias
existenciais Humanistas I, nos foram apresentadas várias técnicas utilizadas
pelos teóricos: Rogers, Perls, Frankl, Buber, entre outros. Conheci os
conceitos de eu-isso, eu-tu e eu-tu absoluto. Segundo a teoria, os quatro
sentimentos que completam o ser humano são a alegria, a tristeza, a raiva e o
prazer e na falta de um desses sentimentos, o sujeito não é um ser completo.
Essa disciplina colaborou nas minhas práticas de distanciamento do outro e na
minha suspensão de juízo de valor do outro, alem das técnicas que aprendi a
utilizar.
Na disciplina de Teorias do
Desenvolvimento da criança, fui apresentada as teorias de Piaget e Bandura em relação
às etapas de desenvolvimento da criança. Conheci sistematicamente a seqüência
de mudanças físicas, cognitivas e psicossociais que as crianças experimentam à
medida que vão crescendo.
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