quinta-feira, 26 de abril de 2012

Psicare- Trecho do portifólio da aluna Sara de Assis


Construção do Portfólio
A disciplina de Gestão e cuidado proporcionou esta oportunidade para construção do portfólio para que possamos refletir quanto à tudo o que aprendemos até aqui. A produção deste portfólio me fez lembrar e observar cada detalhe já vivido durante o maravilhoso curso de psicologia que a cada semestre me surpreende.

Voltando ao inicio....

Primeiro Período de Psicologia
Nada melhor que iniciar o curso de Psicologia com uma disciplina que explique sua história. Na disciplina de história da psicologia nos foram apresentados os principais pesquisadores que contribuíram para a criação do curso de Psicologia e enfrentaram os desafios de regulamentar a profissão de psicólogo.
Na disciplina de antropologia ministrada no primeiro período no curso de psicologia começamos estudar o homem em sua totalidade e diversidade. Aprendemos novos conceitos em relação a diversidade cultural como xenofobia, apatia e empatia.
“É mais fácil trocar de automóveis ou de televisão e aceitar tecnologias do que trocar de valores simbólicos ou políticos”
            Apenas recentemente, compreendi o sentido de estudar estatística no curso. Não percebia muito sentido quando cursei a disciplina de estatística, contudo, hoje acredito na importância do estudo da estatística para realização de pesquisas e análise de experimentos na psicologia com êxito nos ensaios clínicos.
            A disciplina de Filosofia I foi marcada com o texto do professor Flavio Ricardo de Araujo Ferreira, “O professor desnecessário”, onde o professor faz criticas em relação ao veto do governo na inclusão das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino médio. Segundo o professor Flavio, os jovens estudantes das classes menos favorecidas foram privados da oportunidade de tornarem-se sujeitos, cidadãos participantes da construção de nossa jovem democracia, negando-lhes a liberdade da consciência critica. A intenção do professor é provocar nos jovens, alem da sensibilidade social, uma consciência critica sobre a realidade que os torna escravos adolescentes, pela ignorância política, social, cultural, educacional, histórica e econômica que, enfim, caracteriza um tipo de violência como declara o professor.
            Nessa mesma disciplina foi exibido o filme “Sociedade dos poetas mortos” que mostra em todos os seus minutos, a importância dos sentimentos humanos que superam quaisquer imposições sociais. O drama é muito bem construído com cenas fortes que nos faz questionar os valores sociais como a preocupação da escola em ensinar e não em fazer o aluno a pensar, como retrata cenas do filme.
           
Segundo Período de Psicologia
            No Estágio Supervisionado I, fomos a campo para conhecer as diversas áreas onde há atuação do psicólogo. Entre os lugares visitados, fomos à Casa de Apoio Aura, instituição que acolhe crianças e adolescentes com câncer. Senti-me despreparada para observar a rotina destas crianças. Esta visita me fez acreditar na importância da atuação do psicólogo no acompanhamento dos pacientes vitimas do câncer e seus familiares para elaboração e aceitação da doença para reintegração a sociedade. A casa de Apoio Aura tem como um de seus objetivos minimizar o estresse do tratamento e da dor oferecendo vivências lúdicas ao paciente proporcionado bem-estar e interação entre a criança e o adolescente, a equipe e a família. O câncer infantil tem cura, mas para isto acontecer é preciso espaço, estrutura e condições adequadas ao tratamento com uma equipe interdisciplinar, como todos os envolvidos movidos pelo mesmo ideal: a cura!
            O filme “minha vida em cor de rosa” marcou a disciplina de sociologia com cenas de discriminação no filme onde pude aprender a identificar os conceitos de instituição, socialização e controle social que perpassam durante todo o filme. Estudamos as teorias de Karl Max, Max Weber e Emile Durkheim em relação ao capitalismo, socialismo e comunismo para melhor compreendermos a sociedade na qual vivemos.
            A disciplina de Filosofia II, contribuiu para minha observação crítica do mundo moderno em que vivemos na era de uma sociedade em que tudo é relativo, onde o homem é tido como bem informado, mas se focarmos, veremos que essas informações são superficiais, pois o interesse pela diversidade de assuntos o faz sentir inteirado aos acontecimentos e de forma acomodada não procura aprofundar os assuntos.
            Na disciplina de Teorias existenciais Humanistas I, nos foram apresentadas várias técnicas utilizadas pelos teóricos: Rogers, Perls, Frankl, Buber, entre outros. Conheci os conceitos de eu-isso, eu-tu e eu-tu absoluto. Segundo a teoria, os quatro sentimentos que completam o ser humano são a alegria, a tristeza, a raiva e o prazer e na falta de um desses sentimentos, o sujeito não é um ser completo. Essa disciplina colaborou nas minhas práticas de distanciamento do outro e na minha suspensão de juízo de valor do outro, alem das técnicas que aprendi a utilizar.
            Na disciplina de Teorias do Desenvolvimento da criança, fui apresentada as teorias de Piaget e Bandura em relação às etapas de desenvolvimento da criança. Conheci sistematicamente a seqüência de mudanças físicas, cognitivas e psicossociais que as crianças experimentam à medida que vão crescendo.

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