sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PRÁTICAS PSI


Boa noite, pessoal!

Deixamos agora um pouco de nossa experiência vivenciada na 4ª Semana de Ciência, Arte e Política (SCAP), da PUC Minas São Gabriel.
Foram diversos conhecimentos adquiridos, vários conteúdos enriquecedores para nosso arcabouço científico. No entanto, nos deteremos a uma experiência em especial: “Mesa redonda: III Mostra de Integração Ensino-Serviço do Pró-Saúde PUC Minas – A pesquisa e a integração ensino-serviço: relato dos preceptores das pesquisas do PET Saúde.”
Inicialmente, cabe esclarecer que o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET é uma das ações intersetoriais utilizada para fortalecer a abrangência do SUS. Neste programa busca-se a educação pelo trabalho, com disponibilização de bolsas para tutores, preceptores e estudantes da graduação da área da saúde. Trata-se também de uma estratégia do Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde).
Na mesa redonda, houve a presença de alguns preceptores que contaram suas experiências com o desenvolvimento do programa, sendo estes: PET- Violência Contra a Mulher; PET-Saúde Mental/Álcool, Crack e outras drogas; PET-Saúde do Idoso. Cada um contou quais são as metodologias comumente desenvolvidas para execução dos projetos; como é feita a devolução de cada estudo para as redes que são utilizadas como base para estudo e a questão da importância do vínculo com a rede; quais são os atravessamentos pelos quais cada programa passa; caso um projeto não seja aprovado quais são os impactos causados desde o início do programa; etc.
Enfim, foi uma experiência fantástica, muito rica e a qual, acreditamos, todos deveriam procurar se inteirar. Indicamos que, caso haja interesse em conhecer melhor o programa, consultem o Diário do São Gabriel (http://www.saogabriel.pucminas.br/psicologia/wp-content/uploads/2012/06/Laborat%C3%B3rio-de-Sa%C3%BAde-Coletiva.pdf), visitem o Laboratório de Saúde Coletiva e procurem informações com professores.
Lembrem-se: é uma chance de integrar ensino-pesquisa-extensão e adquirir uma formação rica e bem estruturada.
“O conhecimento não se estende do que se julga sabedor até aqueles que se julga não saberem; o conhecimento se constitui nas relações homem-mundo, relações de transformação, e se aperfeiçoa na problematização crítica destas relações." (FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. 13ª Edição. São Paulo: Paz e Terra. 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário