Boa noite, pessoal!
Deixamos agora um pouco de nossa experiência
vivenciada na 4ª Semana de Ciência, Arte e Política (SCAP), da PUC Minas São
Gabriel.
Foram diversos conhecimentos adquiridos, vários
conteúdos enriquecedores para nosso arcabouço científico. No entanto, nos
deteremos a uma experiência em especial: “Mesa redonda: III Mostra de
Integração Ensino-Serviço do Pró-Saúde PUC Minas – A pesquisa e a integração
ensino-serviço: relato dos preceptores das pesquisas do PET Saúde.”
Inicialmente, cabe esclarecer que o Programa de
Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET é uma das ações intersetoriais
utilizada para fortalecer a abrangência do SUS. Neste programa busca-se a
educação pelo trabalho, com disponibilização de bolsas para tutores,
preceptores e estudantes da graduação da área da saúde. Trata-se também de uma
estratégia do Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação
Profissional em Saúde).
Na mesa redonda, houve a presença de alguns preceptores
que contaram suas experiências com o desenvolvimento do programa, sendo estes:
PET- Violência Contra a Mulher; PET-Saúde Mental/Álcool, Crack e outras drogas;
PET-Saúde do Idoso. Cada um contou quais são as metodologias comumente
desenvolvidas para execução dos projetos; como é feita a devolução de cada
estudo para as redes que são utilizadas como base para estudo e a questão da
importância do vínculo com a rede; quais são os atravessamentos pelos quais
cada programa passa; caso um projeto não seja aprovado quais são os impactos
causados desde o início do programa; etc.
Enfim, foi uma experiência fantástica, muito rica e a
qual, acreditamos, todos deveriam procurar se inteirar. Indicamos que, caso
haja interesse em conhecer melhor o programa, consultem o Diário do São Gabriel
(http://www.saogabriel.pucminas.br/psicologia/wp-content/uploads/2012/06/Laborat%C3%B3rio-de-Sa%C3%BAde-Coletiva.pdf),
visitem o Laboratório de Saúde Coletiva e procurem informações com professores.
Lembrem-se: é uma chance de integrar
ensino-pesquisa-extensão e adquirir uma formação rica e bem estruturada.
“O conhecimento não se estende do que se
julga sabedor até aqueles que se julga não saberem; o conhecimento se constitui
nas relações homem-mundo, relações de transformação, e se aperfeiçoa na
problematização crítica destas relações." (FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. 13ª Edição. São
Paulo: Paz e Terra. 2006)
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