terça-feira, 18 de setembro de 2012

PSICOLOGIA EM PAUTA

Nesta postagem trazemos trechos da experiência da colega Franciane Clem a respeito do “Projeto de acompanhamento dos alunos com deficiência e outras dificuldades" na PUC São Gabriel
 
No 1º semestre deste 2012 durante a leitura dos pucmails me deparei com a abertura de uma proposta interessante que se referia ao Projeto de acompanhamento dos alunos com deficiência e outras dificuldades" na PUC São Gabriel, vinculado ao estágio profissionalizante Psicologia e Inclusão ofertado no atual currículo entre os 7º e 10º períodos e supervisionado pela professora Maria Auxiliadora da Silva.
O objetivo do projeto era discutir possíveis intervenções do psicólogo (a) no campo da inclusão social de pessoas portadoras de deficiência e ainda, tentar um trabalho de escuta no intuito de acolher como possível demanda essas pessoas, mais especificamente os alunos da Psicologia que se apresentassem e que quisessem falar a respeito. Além disso, houve a oportunidade de discutirmos e visualizarmos diversos aspectos na amplitude que se coloca na temática “deficiência, inclusão, exclusão”, através de: visitas em instituições que trabalham de alguma maneira a inclusão dessas pessoas como o NAI (Núcleo de Apoio à Inclusão) PUC Minas no Coração Eucarístico, a APAE (Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais) de Contagem, a Divisão de Apoio Comunitário PUC Minas São Gabriel, escolas como o Instituto São Rafael, entre outros; a discussão de textos como cartilhas do Ministério da Educação sobre Educação Inclusiva, artigos como “O Estranho” de Freud (1919/1976), a Lei de Contratação de Deficientes nas Empresas (Nº 8.213, de 24 de Julho de 1991), entre outros.
Posso dizer que  essa experiência é de muita relevância para minha formação como psicóloga. Entre alguns aspectos dessa vivência foi importante perceber que a nossa graduação na maioria das vezes não oferece respostas do que fazer e como fazer quando se trata da Psicologia lidar com situações relacionadas às pessoas portadoras de deficiência e tudo que lhes diz respeito. Mas a graduação universitária pode oferecer reflexão e principalmente instigar o aluno a conhecer, conhecer o mínimo sobre o assunto colocado aqui para que como psicólogos (as) se evite cometer equívocos que contribuam para a exclusão e ainda, colaborar com a sociedade para esta lidar com a realidade que não se pode e não se deve ignorar, a diversidade!

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