domingo, 7 de outubro de 2012


Práticas Psi

Boa  noite turma!

            O artigo que escolhemos para essa semana e convidamos vocês para a leitura apresenta mais uma área em que a psicologia tem um papel importante a desempenhar. O artigo refere-se à psicologia jurídica, no qual são enfatizados pelas autoras, a interface entre psicologia e o direito da família, voltado principalmente para a guarda de crianças.
Lago  e Bandeira (2009), inicialmente realizam uma revisão teórica sobre os temas referentes à guarda compartilhada, Síndrome de Alienação Parental (SAP) e as falsas alegações de abuso sexual,  esclarecendo  algumas questões históricas e conceituais  sobre esses temas, e que segundo as autoras  tornaram-se demandas atuais na área de direito da família e o psicólogo precisa ter cada vez mais conhecimento.
            Posteriormente, é apresentado o resultado de uma pesquisa que objetivou  investigar a necessidade de uma melhor formação extracurricular, assim como apresentar a experiência e opinião de psicólogos que já estão atuando nessa área e que evidenciam resultados expressivos em suas práticas.
            No discorrer do artigo as autoras ressaltam que a interdisciplinaridade entre a Psicologia e o Direito exige que o profissional da psicologia que pretende ingressar na área jurídica, especialmente em direito de família, busque conhecimentos extracurriculares, pois muitas vezes durante a formação acadêmica esses não são adquiridos. Tal fato se deve a limitações nas grades curriculares, além de certos conhecimentos para atuar nessa área, tais como as técnicas que devem ser usadas para avaliação de abuso sexual, assim como dos supostos abusadores e conhecimento das práticas e procedimentos presentes em uma disputa de guarda não são aprendidos.
            Em suma, o que as autoras também apontam é que, na prática profissional do psicólogo na área do direito de família, além das questões legais, deve-se atentar também para a importância de considerar em sua avaliação os vínculos afetivos que forem mais saudáveis ao desenvolvimento da criança.

Segue Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário