domingo, 4 de novembro de 2012

PSICOLOGIA EM PAUTA

Boa noite Pessoal.
Pode haver uma relação entre a charge e a outra imagem?

Para nós, sim. A charge que trazemos é uma ilustração no comentário do psicólogo Felipe Lisboa do blog Psicologia dos Psicólogos - link ao final - sobre uma reportagem da revista Superinteressante que traz uma descoberta americana recente de que exames de sangue podem detectar marcadores genéticos responsáveis por causar a depressão em jovens. Foi possível fazermos uma articulação da charge, postada pelo psicólogo no último dia 31, com a imagem que ilustra a campanha brasileira de algumas categorias profissionais, como a Psicologia, contra o Ato Médico.
Pois, através de uma descoberta científica como a mencionada, parte da categoria médica pode ter em mãos mais trunfos não só para justificar o Ato Médico e, com isso diagnosticar doenças que são também de origem psicossocial como sendo apenas de origem orgânica, como também tratá-las unicamente pela via medicamentosa. O que privilegiaria a medicina e a indústria farmacêutica em detrimento de outras áreas e principalmente limitaria a opinião e a decisão do paciente acerca de sua saúde.
Destacamos que o grupo é a favor dos avanços da ciência, mas é importante estarmos atentos se todos estão sendo realmente beneficiados com as descobertas científicas ou apenas quem prescreve e quem vende um remedinho milagroso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário