Olá colegas...
Chegando também para inaugurar o blog, o grupo PsiConversas traz um artigo que trata de um tema muito recorrente à nós estudantes de psicologia, o stress e problemas de saúde em alunos de psicologia.
Conhecemos na prática as dificuldades de sermos ao mesmo tempo estudantes, profissionais,filhos,mães,pais, namorados(as), e tantas outras coisas que a responsabilidade de sermos seres sociais nos cobra dia a dia.
Este artigo traz na verdade um estudo realizado com estudantes e profissionais da área de Psicologia, que teve por objetivo avaliar os níveis de desgaste psíquico,desilusão e burnout.
Vale aqui dar uma rápida definição do termo "burnout",(do inglês to burn out, queimar por completo) a chamada Síndrome de burnout é definida por alguns autores como uma das conseqüências mais marcantes do estresse profissional, e se caracteriza por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos (até como defesa emocional).
Os autores trazem uma reflexão sobre o papel da universidade de criar unidades de cuidados e apoio ao estudantes, afim de evitar a aflição psicológica.
Diante de nossa caminhada até aqui (leia-se metade do curso concluído),cabe fazer essa reflexão.
Como estamos ou para onde caminhamos?
Um abraço a todos e até a nossa próxima conversa...
Segue link
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000200016&lang=pt
Pessoal, achei mega interessante a escoha do tema do artigo de vocês! Nunca havia pensado que a responsabilidade que temos como Psicólogos em formação, nos sobrecarrega tanto psicologicamente.
ResponderExcluirBacana demais! Abraços