O Curso de Psicologia surgiu em minha vida como uma indicação do outro, num momento em que muitas escolhas e caminhos se apareciam para mim. Amigos próximos me levaram a perceber que tenho um dom peculiar e necessário à Psicologia: saber escutar. Arrisquei uma vaga no Curso de Psicologia da PUC Minas em Arcos e consegui! Destino? Não saberia dizer, mas de qualquer forma a vida tem suas formas de nos levar e direcionar...
Minha trajetória inicial no curso foi marcada pela identificação de valores e sentidos, questionando alguns, quebrando outros e construindo tantos mais – a maioria, creio. Nesses períodos que tenho vivenciado a formação de psicólogo venho percebendo que ser psicólogo não é uma questão de momento, mas de tempo, num sentido amplo, processual, pleno de encontros, desconfortos e, sobretudo, crescimentos.
Uma das maiores características desse processo de formação tem sido o fato de que não é possível ser psicólogo de teorias fechadas do fazer psicológico primeiramente e, sobretudo, do ser humano. Tenho compreendido ao longo do meu percurso que o grande discurso da valorização da pessoa como um todo precisa cada dia mais encarnar-se na prática do psicólogo, perpassando cada ato e decisão.
Adentrando em questões mais pessoais, o curso de Psicologia tem me permitido uma revisão da minha própria vida, como se um caminho paralelo e muito próximo ao meu cotidiano se fizesse presente, pois o Daniel que iniciou o curso não é o mesmo Daniel que hoje vivencia o processo de formação. Nesse aspecto, relevo a presença dos meus companheiros de faculdade que deixei em Arcos, eles me ajudaram a me enxergar e me valorizar cada dia mais.
Considero que a experiência dos estágios tem sido momento de aprofundamento e de “lócus” do que se debate em sala de aula, possibilitando a cada escuta, diagnóstico, verbalização, devolução aprender e relacionar a teoria com a prática e a prática com a teoria. Em especial, ressalto a importância do Projeto PUC Mais Idade da PUC Arcos em minha formação profissional, pois ali descobri e escolhi a Psicologia como profissão e tem sido que me sustenta diante de tantas mudanças que vêm ocorrendo em minha vida pessoal e profissional.
Daqui pra frente ainda há muito para aprender e estou disponível para ser um profissional que faça a diferença tanto no mercado de trabalho como deixe marcas de crescimento e valorização do ser humano nas pessoas que atender e dispender o tempo tão necessário para o encontro com o outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário