quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Grupo PsicoPensando

Texto retirado do Portfólio da aluna Amanda Tolentino




Entrada e Percurso na Psicologia



Não foi muito difícil optar pelo curso de Psicologia. Na minha lista de profissões favoritas estava somente a Medicina e a Psicologia. O meu forte era o cuidado com a vida humana, isto estava muito claro. Desisti rapidamente do curso de medicina, ao perceber que não tolero o ambiente hospitalar.

Vários fatores reforçaram minha decisão pelo curso de Psicologia. Conheci uma estudante da área que me fascinava falando sobre o que aprendia e sobre os trabalhos que fazia. Além disso, enquanto eu cursava o ensino médio, trabalhava em ações sociais de uma igreja, onde as atividades eram voltadas para crianças, a maioria delas pobres e carentes, e também para adolescentes de uma região onde o tráfico de drogas, a prostituição e a gravidez precoce, tomavam conta dos jovens.

Eu estava totalmente envolvida e adorava participar dessas ações. Naquela época percebi que o trabalho humanitário enobrece mais a alma do que viver egoisticamente. Fazer bem ao próximo gera resultados positivos para a sociedade e para mim também.

Desta forma, não tive dúvidas em momento algum de que fiz a escolha certa. Desde que comecei a cursar Psicologia, tenho me apaixonado cada vez mais pelo seu objeto de estudo. Essa paixão é que me impulsiona a continuar seguindo em frente, mesmo com tantas dificuldades que tenho enfrentado pelo caminho. A fase mais difícil que vivi, foi quando tive que parar de estudar durante três semestres, o que acabou atrasando bastante o período da minha formação. Mas com muita fé em Deus, amor pela Psicologia e perseverança, creio que conquistarei o objetivo de me formar junto com todos os meus colegas, que sei que tem muitas dificuldades, assim como eu. Mas acredito muito que o sucesso é certo para todos os que são fortes.

“Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem” (John Adams)

Nenhum comentário:

Postar um comentário