Esta é uma resenha sobre o livro “Pedagogia da educação” de Paulo Freire.
Em um portfólio sobre um curso de graduação não poderia deixar de mencionar a esplêndida forma de aprendizado descrita por Freire e retratada por alguns educadores inclusive por um professor do 3º período “Olavo” pelo curso que faço graduação e pelo qual aprende gostar e respeitar todo o conhecimento de freire.
Resenha
Paulo Freire nos transmite um sinal de alerta para a educação para o ato de ensinar, sobre a responsabilidade em que os professores têm de passar o conhecimento e não apenas em ensinar, mas como se ensinar.
Os seres humanos nascem diferentes, independente de classe ou cor, com isso pensamos diferentes um do outro, do mesmo modo ao aprender somos diferentes cada pessoa aprende do seu modo, mesmo que a aplicação seja a mesma, cada pessoa absorve do seu jeito de acordo com a sua subjetividade.
É nesse ponto que Paulo nos mostra a dialética entre o aluno e o professor como a maneira de ensinar não pode ser de modo pragmático e único não tem uma formula certa como alguns professores é preciso ter prazer em ensinar a busca pela melhor maneira, para que haja uma compreensão de modo geral e não passar por cima daqueles alunos que não compreenderam. Para Paulo ensinar e aprender andam juntos é como uma troca de mercadoria onde o aluno aprende com o professor e viça e versa. Ensinar é uma arte que deve ser passada com prazer, o professor tem que despertar a curiosidade do aluno para a vontade de aprender assim se tornar capaz de transformar e construir o conhecimento, esse modo citado é o verdadeiro modo de ensinar onde existe prazer onde o conhecimento não é apenas introjetado, mas, transformado e construindo de maneira coerente ao mo de cada pessoa.
Ao ensinar é preciso ter ética e compromisso de como ensinar, pois os alunos estão em processo de formação então todo o cuidado é pouco, por exemplo, um aluno desmotivado que chega a escola e encontra um professor que age de maneira pragmática que simplesmente da à aula e se aprendeu bem e dá continuidade para a próxima matéria, não importando com aqueles que não conseguiram aprender o que foi dado. O aluno perde o resto de esperança que lhe restava para com os estudos por isso os educadores podem influenciar nos alunos positivamente ou negativo.
Conclusão
Contudo podemos dizer que os educadores fazem parte da formação da sociedade não sendo um papel fácil e de muita responsabilidade e ética, onde Paulo Freire chama a atenção dos educadores para que eles busquem conquistar seus alunos para que o ensino seja com construção em conjunto.
Texto retirado do portifólio de Cleidison da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário