XVII Encontro Regional da ABRAPSO Minas
No período de 09 a 11 de outubro, estive na cidade de Coronel Fabriciano para participar do XVII Encontro Regional da ABRAPSO Minas. Foi minha primeira participação em um congresso em psicologia, assim como o primeiro trabalho apresentado em evento desse porte.
É uma experiência muito diferente e pude perceber, em contato com alunos da psicologia de diversas instituições do estado, como a formação pode ser distinta. Uma dessas é focada para a demanda que as cidades vizinhas oferecem (trabalhar com RH nas diversas indústrias do Vale do Aço). É complicado pensarmos na graduação como um espaço para especialização, e não para conhecimento geral da profissão.
Outro ponto que observei é que determinadas Instituições ainda permanecem centradas em si mesmas e, por mais que estivéssemos num espaço para compartilhar, esse compartilhamento era feito apenas ente eles. Um comportamento cuja reprodução foi observada em diversos momentos do encontro e causou muito incomodo.
Foi um espaço de compartilhar conhecimentos e, dentro da área social, perceber distintas formas de atuação do psicólogo. Seja compreendendo a família e seus componentes, a escola, os movimentos sociais e políticos.
A Universidade, enquanto espaço para produção e reprodução de conhecimentos é muito rica nos seus resultados. Há muitos trabalhos sendo desenvolvidos dentro da própria PUC São Gabriel, que eu desconhecia.
Outro fator importante, que já mencionei anteriormente, é o de sair da posição de expectador e começar a agir. Isso pode se dar pela produção ou pelo compartilhamento e intervenção nas produções já realizadas e, a partir daí, caminhar para uma nova realidade.
Foi interessante perceber que interesses que considerava particular, também estão presentes em outras pessoas e, já estão num nível que podem nos acrescentar muito. Escutar elogios, apreciações é muito interessante, além de treinarmos para aproveitar as críticas enquanto um momento de crescimento. E isto é muito difícil!
O crescimento pessoal foi muito grande, conhecemos colegas que estão tão perto....
(Re)Conhecemos nossos mestres...
Passamos por novas experiências....
Reforçamos laços....
Fragmento retirado do Portifólio de Kellen Cristina Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário