Um dos textos estudados em sala de aula que mais me chamou a atenção foi “a formação do psicólogo para atuação em instituições de saúde”. Nesse texto encontra-se explícito um sério dilema que é a transposição da teoria para a prática, pois de acordo com a autora o aluno sai da graduação e tenta fazer uma mera transferência do que foi estudado em sala de aula para o contexto institucional, ela afirma que essa postura é acrítica e leva a manutenção do status quo.
Essa postura também demonstra uma falta de preparo para enfrentar a demanda com a qual se defronta os psicólogos, pois mostra que continuamos a ver o sujeito de um modo fragmentando, não levamos em consideração que existem realidades distintas e que precisamos nos adequar para atender a todas elas.
A autora aponta que aprendemos na universidade uma atuação clínica voltada para o indivíduo e quando chegamos em uma instituição e nos defrontamos com problemas de ordem que não é apenas individual mas, social ficamos um pouco perdidos e aí percebemos a necessidade de buscarmos conhecimentos além daqueles adquiridos dentro da academia.
Tarciana Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário