sábado, 20 de novembro de 2010

Grupo ApropriAção

Novidades...


Tudo que é novo provoca certo estranhamento e desperta curiosidade. Foi esta a sensação que tive quando me deparei com a disciplina de Gestão e Cuidado no novo currículo. Várias idéias vieram à minha mente do que poderia ser esta disciplina, mas confesso que me surpreendi muito, não foi nada do que eu havia imaginado.

Foi com o texto “Gestão, Processos de Subjetivação e Instituições” que eu fui compreender o significado de “gestão”, muito conhecido também como administração. No texto alguns autores dizem que gestão e administração são sinônimos, outros já dizem que gestão é um termo utilizado quando se refere a um setor privado e administração quando se trata de um setor público. Outro argumento também citado é que a gestão é um campo não apenas da administração, mas que compreende também a sociologia, psicologia e até mesmo a biologia. Contudo, percebi que o termo gestão é mais amplo do que eu imaginava e se desdobra em diferentes áreas como: gestão pública, gestão de pessoas, gestão hospitalar, gestão educacional, dentre outras.

Para Gallejac (2007), atualmente a gestão é vista como uma “ideologia que legitima uma abordagem instrumental, utilitarista e contábil das relações entre o homem e a sociedade”. Outra concepção muito aceita também, é que a união da Psicologia com a Gestão, compreende a chamada Psicologia Organizacional e do Trabalho.

O texto abordou vários conceitos para palavra gestão, mas nenhum destes significados rotineiros conceituava o termo “gestão” utilizado no novo currículo. O termo gestão utilizado no novo currículo busca abarcar e potencializar os diferentes conteúdos presentes na nossa trajetória formativa no curso de psicologia. Direciona-se para uma atuação em instituições, mas também com intuições. Não se apóia em um campo específico da psicologia, mas sim em vários conteúdos.


Por Fabiana Flávia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário