Trata-se de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Santa Catarina e teve como objetivo saber como os acadêmicos (já em faze de conclusão de curso) dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia percebiam os tipos de violência já vivenciados e como este tema foi discutido durante a formação acadêmica.
Os resultados foram impressionantes, a maioria deles sabia que a violência vai além da agressão física, passando pela psicológica e pela restrição de liberdade. Entretanto quando relataram sobre as vivências referiram-se mais às violências físicas e não sabiam definir o sentimento diante da agressão, chegando estes a serem contraditórios como “medo e revolta, indignação e compaixão, impotência e revolta, raiva do agressor e sentimento de vingança”.
Observou-se a dificuldade dos acadêmicos para identificarem vítimas de agressões, trabalhado no texto como a “invisibilidade da violência”. Isto se deve principalmente pelo fato dos profissionais buscarem sempre uma maior especialização e deixando de observar o paciente em seu total. Os próprios estudantes percebem os pontos maléficos da fragmentação, mas ao mesmo tempo reconhecem que são reprodutores de tais práticas.
Ficou claro uma dificuldade para que estes profissionais se posicionassem diante da violência que já vinham vivenciando nas suas práticas de final de curso, chamando a atenção para a necessidade de se contemplar este assunto nas atividades acadêmicas.
É uma leitura muito boa que leva-nos a questionarmos quanto à como nos portaríamos diante da violência crescente que grita demandas à diversas áreas de atuação profissional, inclusive à área da saúde. Observando saúde em seu sentido macro, assim como a violência, não apenas física, mas também psíquica, de bem estar, de prevenção, dentre tantas outras possibilidades...
Por Fernanda Jardim
Schraiber, Lilia B.; ROSA, Rosiléia.; BOING, A. F. & COELHO, Elza B. S. Violência: conceito e vivência entre acadêmicos da área da saúde. INTERFACE _Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu, v.14, n.32, jan.-mar. 2009.
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