Interdisciplinaridade e Transversalidade como Dimensões da ação pedagógica
A interdisciplinaridade surgiu no século XX a partir da subdivisão das ciências, surgindo várias disciplinas. Essa idéia surgiu para que houvesse um diálogo entre as diversas disciplinas, a qual busca envolvimento, compromisso e reciprocidade entre as diversas áreas de conhecimentos científicos.
Na dimensão pedagógica para que a interdisciplinaridade possa ser desenvolvida pelos professores, há uma necessidade de desenvolver uma metodologia apropriada, na qual ocorra interação entre os conhecimentos. Essa interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa, que visa formar o sujeito social que articule conhecimentos disciplinares adquiridos e suas vivências cotidianas.
Já a transversalidade estabelece na prática educativa um conjunto de conteúdos fundamentais à democracia e à cidadania, uma relação entre conhecimento sistematizado que visa a aprendizagem sobre a realidade e questões da vida real, uma realidade da realidade. Entretanto ela trabalha com os temas transversais que são conteúdos educativos, que não estão ligados a nenhuma disciplina em particular, mas, são comuns a todas.
Portanto a interdisciplinaridade e transversalidade visam uma reintegração de conteúdos isolados. Assim ampliar o conhecimento de visão da realidade, garantindo uma perspectiva política social na área pedagógica.
Por Mariana de Souza
Referência:
BOVO, Marcos Clair. Interdisciplinaridade e Transversalidade como Dimensões da ação pedagógica. Revista Urutágua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário