Em uma das aulas de Gestão e Cuidado, discutimos o Trabalho em Equipe. Vimos que muitas áreas para atuação do psicólogo demandam um trabalho multidisciplinar.
A autora Marlene Guirado (1987) faz uma diferenciação entre equipe multidisciplinar e trabalho em equipe multidisciplinar. O primeiro seria um grupo de profissionais, de distintas áreas, que atuam num mesmo setor ou área. Já o segundo corresponde a esses mesmos profissionais, que atuam em conjunto, discutindo casos, problemas, possíveis soluções. Esse último seria o verdadeiro trabalho em equipe.
O que foi tratado nessa aula foi justamente como atuar nesse contexto, tanto no setor público, quanto no privado. Será que é possível que o profissional inserido nesse contexto mantenha alguma autonomia? E a nossa formação?... Dá-nos subsídios para aceitar esse desafio?
Esses questionamentos são alguns dos que surgem quando tratamos de nossa graduação. Pensar que não incorrer em erros ou atitudes que não concordamos, dedicando a nossa formação é uma alternativa melhor do que apenas esperar nosso tempo chegar.
Trecho do portifólio de Kellen.
Referência
GUIRADO, Marlene. A questão do objeto e da especificidade do trabalho institucional do psicólogo. In Temas Básicos de Psicologia. Epu: São Paulo, 1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário