terça-feira, 16 de novembro de 2010

PSIQUE EM CONSTRUÇÃO

Pensar a atuação do psicólogo nas Unidades Básicas de Saúde, ou seja, nas instituições públicas de saúde destinadas à Atenção Primária à Saúde não é uma tarefa fácil. O tempo de inserção desse profissional nessas instituições públicas de saúde é relativamente pequeno; há um contingente reduzido de profissionais atuando na área - apesar de vir aumentando gradativamente, inexistem pesquisas mais sistemáticas, tanto nacionais quanto locais, sobre a atuação do psicólogo nesse campo específico de trabalho.
Isso quer dizer que é preciso compartilhar o conhecimento e os procedimentos psicológicos com os demais membros da equipe multiprofissional, porém dentro dos limites que resguardem a privacidade do paciente, a comissão técnica e a conduta do psicólogo.
A atuação do psicólogo está pautada em um código de ética que é mais que um código de conduta, porque nos fala de um espírito político envolvido na atuação profissional e da responsabilidade que o psicólogo tem com o desenvolvimento da cidadania dos sujeitos e com a promoção da saúde (Luccas, 2000, p. 70).

LINK :Dias, M. A (1994). Mal-estar no serviço público: um estudo sobre a inserção do psicólogo num programa de saúde mental do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado não publicada, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário