Confesso que inicialmente me questionei quanto à disciplina “Gestão e Cuidado”, no entanto, hoje percebo que seu objetivo extrapola o melhor entendimento das ênfases propostas ao nosso curso.
Gestão e Cuidado nos deu a oportunidade de refletirmos sobe nossa escolha, nossa formação e como temos gerido e cuidado dessa formação.
Essa reflexão, inicialmente feita para atender as exigências da disciplina, fosse na procura de artigos ou na escrita do portfólio para publicação no blog, tornou-se para mim exercício, não digo diário, porém constante.
Além do blog que precisa ser alimentado até o fechamento do semestre, tivemos aulas expositivas sensacionais. Fosse refletindo sobre as futuras profissões, fosse discutindo as questões do trabalho desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, ou na leitura dos textos sugeridos.
Mas, aqui ressalto uma das aulas que me marcou profundamente. A aula na qual foi proposta que em grupo, falássemos sobre alguma vivência ou experiência que nos marcou e nos remetesse à nossa formação.
Ouvir os relatos dos colegas, participar das discussões, as intervenções e colocações feitas pelos professores, foi para mim, muitíssimo enriquecedor. Uma vez que pudemos ali questionar posicionamentos de profissionais da psicologia, que de forma ou de outra, deixaram a desejar quanto à ética e o compromisso com sua profissão e com o outro. Assim como nos deliciarmos com posturas de psicólogos que sabem o valor da escolha que fizeram, e como profissionais, fazem jus a esse valor.
Saí satisfeita. Ciente do que não quero para mim enquanto profissional, sabendo que é na academia que essa ética e esse compromisso se iniciam – ou pelo menos deveriam se iniciar.
Trecho do portifólio de Sarah.
Nenhum comentário:
Postar um comentário