sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Grupo Caleidoscópio






A disciplina Gestão e Cuidado inicialmente nos remete à disciplina História da Psicologia, ministrada no primeiro período da graduação, nos convidando a refletir sobre a formação do profissional psicólogo e todas as transformações que culminaram na reformulação de nossa grade curricular, tomando como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Psicologia.
A disciplina ainda propõe a formação reflexiva do profissional psicólogo do século XXI, por meio da construção do portfólio, conforme Silva (2008), com o intuito de nos instigar quanto à escuta, observação, interação e compreensão, a fim de termos condição de contestarmos as ações mecanicistas impostas pela capacitação técnica, tornando-nos sujeitos críticos e criativos.
Também o documentário a respeito das profissões do futuro no possibilitou relembrar antigas profissões já extinguidas e a conhecer novas atividades laborais, que surgem principalmente conforme a demanda do mercado. As profissões nos dizem da história humana e nos leva a refletir sobre o futuro da nossa profissão, cuja postura do profissional diz do seu trabalho.
Tomando como base o texto de Bovo (sem data), que nos diz da interdisciplinaridade e transversalidade, sendo que a primeira produzir o conhecimento por meio do entrelaçamento das disciplinas, na graduação de psicologia, por exemplo, propondo mais ações participativas do sujeito social, articulando saber, conhecimento e vivência. A segunda possibilita o trâmite entre o conhecimento sistematizado e as questões da vida real. Em discussões em sala de aula, sobre mesmo podemos perceber o  quanto vêem ocorrendo mudanças no mundo do trabalho, principalmente no que diz respeito em ser generalista ou especialista.


Trecho do portifólio de Natacha.

Referências

BOVO, Marcos Clair. Interdisciplinaridade e transversalidade como dimensões da ação psicológica. In Revista Urutágua. N 07. Maringá – Paraná. 
SILVA, R.F.; SÁ-CHAVES, I. Reflexive formation: teachers’ representations about the use of reflexive portfolio in the forming of medical doctors and nurses. Interface -Comunic., Saúde, Educ., v.12, n.27, p.721-34, out./dez. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário