Ei pessoal,
Diante desta charge podemos pensar nas várias funções que a mulher tem que exercer na atualidade e vários questionamentos surgem. Para colaborar com nossa reflexão, aí vai a sugestão do livro: "A mulher brasileira nos espaços público e privado". É um livro muito bacana, construído a partir de uma pesquisa sobre a mulher brasileira em variados temas. A leitura das discussões, problematizações e dados que o livro traz nos faz refletir um pouco sobre os papéis e lugares ocupados pela mulher, e o que tem determinado sua condição de vida no decorrer da história. As discussões perpassam por vários assuntos que são abordados historicamente, considerando e dando luz aos atravessamentos sócio-cultural e político envolvidos nas temáticas que envolvem “o que é se mulher”.
Vale a pena conferir!!!
Aí vai uma simplória apresentação do livro:
A mulher brasileira nos espaços público e privado é resultado de uma pesquisa nacional inédita sobre mulheres, realizada pela Fundação Perseu Abramo por meio de seu Núcleo de Opinião Pública.
Quase 30 pesquisadoras entrevistaram 2.502 mulheres, com 15 anos de idade ou mais, sobre temas variados: de suas percepções sobre condição feminina e a situação atual do país a expectativas pessoais e políticas; de sua relação com o trabalho remunerado e com o trabalho doméstico a hábitos de lazer; de contracepção e aborto à sexualidade e à violência contra mulher. Os dados formam o retrato de como vivem e o que pensam 61,5 milhões de brasileiras.
Este livro traz uma síntese dos resultados da pesquisa, além de 11 artigos que, a partir dos dados levantados pela enquete, aprofundam e debatem questões mais relevantes referentes à condição feminina em nosso país.
Organizadores:
Gustavo Venturi ( Doutor em Ciência Política e mestre em sociologia).
Marisol Recamán (Socióloga)
Suely de Oliveira (Psicóloga).
Natália Colen
Grupo Conexão
Nenhum comentário:
Postar um comentário