Grupo Conexão
Desenhos Infantis - Psicanálise
Pessoal, para quem gosta de Psicanálise, se envolve e cada vez mais se impressiona com os conteúdos, fiz a leitura de algumas paginas do livro “O desenho infantil” de Florence de Mèredieu. O livro fala de uma escrita realizada pelas crianças através de desenhos e do quanto os mesmos são importantes para a analise Psicanalítica. É como se a criança exteriorizasse sem repressão aquilo que se sente para o papel.
O que pode significar os desenhos, quais são as fases dos desenhos infantis e ate mesmo o fato de uma criança não desenhar um determinado individuo de sua família por exemplo, diz muito sobre ela e permite que o Psicólogo faça intervenções quando necessárias muito “assertivas”.
Quando nos formarmos e caso trabalhemos na área clinica com crianças, o desenho é algo que pode falar pela criança melhor que suas falas.
Faço estágio obrigatório III com o projeto crianças que chiam, eu e o restante do grupo realizamos atendimentos a crianças, adolescentes e familiares com asma e com as crianças a didática utilizada são os desenhos, é muito bacana.
Quem se interessar o livro também pode ser encontrado na internet, segue abaixo o link.
http://books.google.com.br/books?id=pHxGO3rtYZ0C&printsec=frontcover&dq=M%C3%88REDIEU,+Florence+de.+O+desenho+infantil&hl=pt-PT&ei=F-TmTLXIN8L7lwekgOnDCw&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=1&ved=0CC0Q6wEwAA#v=onepage&q=M%C3%88REDIEU%2C%20Florence%20de.%20O%20desenho%20infantil&f=false
Thaís Talita
Grupo Conexão
Nenhum comentário:
Postar um comentário