Atuações nas Políticas Públicas...
Realizo um estágio na Prefeitura Municipal de Belo-Horizonte, onde a abordagem é a Psicologia Social. Esta é uma área de grande interesse, e que se verifica uma grande demanda. No entanto, realizo essa prática na Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, no Serviço de Apoio à Reintegração Familiar. Para essa reintegração, são realizados encontros e atendimentos com as famílias, que tem suas crianças e/ou adolescentes em cumprimento de medidas protetivas de abrigamento. Dessa maneira, no decorrer deste processo, são realizadas oficinas de reflexão para que as famílias se reúnam e passem um período de tempo juntos, fora do ambiente de abrigo ou em audiências que são realizadas pela Vara da Infância e Juventude.
Um dos encontros que promovemos, observaram-se muitos benefícios, como a motivação das famílias em terem suas crianças e/ou adolescentes novamente em suas residências, voltarem para o convívio junto à sociedade e o convívio familiar.
A proposta inicial foi uma oficina de Reflexão com o tema “Álbum de Família”, onde, através da confecção de fotos, esboços de grafitagem, scraps costurados manualmente, desenhados ou mesmo colados como parte do álbum de cada família, promoveu-se o regate à história familiar e a memória particular de cada um dos participantes, distinguindo as opções individuais das “imposições” sociais e experiências vivenciadas em cada família. A oficina remeteu-se a importância às lembranças passadas ou presentes, de momentos alegres ou tristes, sendo proposto serem realizados 08 encontros até o término da oficina.
A demanda deste grupo foi membros de famílias atendidas pelo Serviço de Apoio à Reintegração Familiar; crianças/adolescentes e seus responsáveis. Grupos familiares, onde se observa a transmissão intergeracional de concepções que negligenciam os direitos das crianças/adolescentes, buscando abranger todos os envolvidos da família participante.
Texto extraído do portifolio de Paola Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário