Ao encerrarmos as atividades da disciplina Gestão e Cuidado, queremos registrar alguns apontamentos, e aproveitamos o espaço para fazer observações gerais que abrangem a avaliação do conjunto dos portifólios e o blog.
Primeiramente, e sob o risco de parecermos repetitivos, é preciso ressaltar a novidade que ambos representaram, tanto para os alunos quanto para os professores.
Propostas diferenciadas em relação às estratégias comumente usadas na educação de nível superior, o portifólio e o blog fundamentam-se em dois pilares: o fomento à autonomia e o convite à reflexão. E, no tocante ao blog, há ainda o incentivo à construção colaborativa e compartilhada do conhecimento – características que a internet potencializa de modo amplo.
Em ambos, oportuniza-se a expressão mais pessoalizada, a articulação de recursos visuais e a abertura para outros campos de expressão humana, como, em especial, as manifestações artísticas.
E todos estes elementos em confluência resultam em formas singulares de construção do conhecimento. As potencialidades destes instrumentos são, a nosso ver, incontestes – o que, por outro lado, não obscurece a necessidade de revisão e aperfeiçoamento constante do manejo de ambos.
Desta primeira edição, fazemos um balanço muito positivo. Ficou nítido para nós, professores, que da surpresa e inércia iniciais, a turma integrou-se à proposta e partiu para uma produção rica e instigante. O convite para se pensar a formação em Psicologia – norte último da disciplina – foi o mote para o desenvolvimento de trabalhos sensíveis, atentos a questões éticas e diversificados quanto aos fazeres possíveis da Psicologia. E estes trabalhos nos permitiram (e também aos próprios colegas de turma) conhecer um pouco dos muitos esforços que vários alunos precisam realizar para entrar e permanecer no ensino superior (o qual, diga-se de passagem, é muitas vezes mencionado como um sonho).
Permitiram ainda acesso a pequenos retratos do curso da PUC São Gabriel: referências a professores, atividades, temas que se fizeram marcantes no percurso formativo da turma. Dentre outras, foram muitas as referências a reflexões ensejadas pelos filmes “O ensaio sobre a cegueira” e “Ônibus 174”, por textos do mestre Paulo Freire, por visitas ao antigo manicômio de Barbacena, pelas práticas realizadas em campos de estágio variados e pela circulação em espaços científico-acadêmicos igualmente variados (SCAP, ABRAPSO, congressos, seminários).
Ressalte-se ainda o interesse (e a preocupação subjacente) com o porvir da Psicologia: interfaces com o desenvolvimento tecnológico, áreas promissoras para a inserção, temas que clamam maior enfoque pelos profissionais da área...
Tomados em conjunto, os trabalhos produzidos pela turma denotam uma nítida e louvável implicação com o processo formativo. Por certo, estes trabalhos poderiam ter avançado em outros aspectos. Em especial, lamentamos o fato de as postagens no blog não terem suscitado mais debates. E este lamento ganha um sentido específico, pois nas interações em sala de aula – e aqui vai um elogio necessário - a turma mostrou-se sempre com uma participação ampla e muito qualificada.
Entendemos que o grande número de disciplinas cursadas nessa turma-passagem entre dois diferentes modelos de currículo, foi um fator que pesou nesta caminhada. Porém o ânimo e a criatividade da turma sobrepujaram com muita qualidade essas vicissitudes. Nós docentes, e acreditamos que também o conjunto de colegas discentes, tivemos durante este semestre um espaço virtual para acessar e encontrar, com curiosidade e prazer, depoimentos, comentários, artigos, fotos, imagens, músicas, e uma variedade de outros elementos, que nos levaram a momentos de reflexão e prazer diante das telas dos computadores.
A qualidade do material postado foi homogênea e cada um de nós elegeu “favoritos” a partir de critérios variados. Sentimo-nos plenamente atendidos, em maior ou menor grau, por todos os grupos, e por isso as notas finais apresentaram poucas variações. De modo geral as postagens apresentaram coerência com as orientações para a postagem, diversidade tanto de conteúdo quanto de forma e clareza e diversidade dos textos de apresentação. Ficou-nos a impressão de uma qualidade em média superior aos trabalhos que usualmente recebemos dos alunos em outras disciplinas. Fica nosso cumprimento e elogio a todos pelo ao cuidado e dedicação que a turma demonstrou.
Enfim, realçamos nossa alegria em compartilharmos juntos esta viagem formativa, inédita para docentes e discentes, que acreditamos, muito agregou à formação de todos nós, nesse trabalho coletivo compartilhado.
Nosso caloroso abraço a todos,
Mara e João
Nenhum comentário:
Postar um comentário