sexta-feira, 1 de abril de 2011

Grupo Catarse

O presente artigo nos fala sobre a forma desacertada pela qual aceleramos nossos processos urbanos e de como nos esquecemos de uma nova psicologia, como temos estudado em Teorias Sistêmicas, o chamado Agroecossistemas (visão da psicologia sobre o meio ambiente).




Hoje o ser humano vive constantemente assolado pela escassez dos recursos, pela degradação do meio ambiente e pela população. E esses problemas, não podem ser vistos e analisados isoladamente; o homem precisa ver o mundo como um todo integrado, e não como um conjunto de partes, ele precisa tomar decisões que devem atuar em conjunto com o desenvolvimento cultural, religioso, social e claro ecológico, com vista a gerar e sustentar um ambiente natural sadio.


É imprescindível, portanto, cultivar na humanidade uma responsabilidade ecológica, exigindo-se dela uma mudança de paradigma, de pensamento e de valores.
Nosso grupo indica a leitura do texto contido no link abaixo e convida a uma reflexão sobre esse tema emergente.
.

Grupo Catarse (Diane, Fabiana, Kênia, Regina, Roberta e Vânia)

Um comentário:

  1. Muito interessante o Texto escolhido pelo grupo, gostei da abordagem do cuidado pelo viés teológico. Considero importante a implicação de todas as áreas do conhecimento no resgate do planeta, se importando tanto pelas questões ambientais quanto pelas questões que geram um planeta mais humanizado, como o texto aborda.
    Gostei muito do trecho abaixo:
    "Que o cuidado aflore em todos os âmbitos, que penetre na atmosfera humana e que prevaleça em todas as relações. O cuidado salvará a vida, fará justiça ao empobrecido e resgatará a Terra como pátria e mátria de todos.

    Suzana teve como referencia Leonardo Boff, tão conhecido pela sua proposta da Teologia da Libertação. Que bom que podemos ver uma proposta de fé que convida à conscientização, ao cuidado, ao respeito à natureza e a toda forma de vida. Acredito que esse é um papel fundamental da psicologia, caminhar de mãos dadas a esse processo libertador do ser humano. Uma vez que nossa proposta maior é sermos geradores de vida!
    Tatiana Parreira – Grupo Arquivo Ψ - “O conhecimento também está lá fora”

    ResponderExcluir