terça-feira, 31 de maio de 2011

Arquivo Ψ - “O conhecimento também está lá fora” - O Vazio Interior!

  O  Assunto da charge é o vazio interior. Ela representa uma consulta no consultório clínico. A charge mostra que o psicólogo não apenas escuta os problemas das pessoas, mas auxilia-as na busca do autoconhecimento e realização. Ela nos leva a refletir sobre a relação entre psicólogo e paciente, mostrando uma das dificuldades dos dias atuais.  Uma sensação de vazio interior é descrita por muitas pessoas nos dias atuais. Com o intuito de ajudar o psicólogo sugere ao paciente um verdadeiro mergulho na sua essência, para entender-se e aceitar-se como verdadeiramente é. Isso se daria por meio da troca de recheio. Penso que fazer uso da figura de um pastel para representar seres humanos, foi uma maneira de criticar tanto o papel do psicólogo quanto da pessoa que busca esse tipo de ajuda.
Já nos foi relatado por uma aluna do nosso grupo, um exemplo de um caso assim, em que ela atendeu um paciente que se sentia um pastel, pois todos a sua volta o diziam isso. E como o papel do psicólogo é fazer com que o sujeito entre em contato com seu verdadeiro eu, ela o propôs a entrar em confronto consigo mesmo (Técnica da cadeira vazia), se enfrentar, e refletir se ele era mesmo um pastel, ou se em algum lugar ele tinha um “recheio escondido”. A Técnica foi bastante produtiva, e ele percebeu que ele tinha um recheio, é que era capaz de mostra isso para quem sempre acreditou que ele era um pastel! Afinal ninguém fica contente de ser chamado de pastel, não é mesmo?!
Att.
Arquivo Ψ - “O conhecimento também está lá fora”
PS: Esta charge foi utilizada na última edição do jornal do DA e encontra-se disponível na versão online no blog (dapsicosg.blogspot.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário