Grupo "SABER EM AÇÃO"

Segundo ao CNJ (Conselho Nacional da Justiça), Bulluing é qualquer comportamento agressivo no ambito escolar, praticado tanto por meninos quanto por meninas, atos de violência ou não, ocorrem de forma intencional e reptitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente as agressões sofridas.
As formas de Bullying são:
Verbal / fisica/ material / psicologica / sexual / virtual ou ciberbullying
O comportamento típico de um adolescente ou uma criança que esta sofrenndo Bullying são manifestados em vairos ambitos. Na escola encontram-se isolados ou perto de adultos que possam protegê-los, em casa queixam-se de dores na cabeça, falta de apetite, dores no estomago e todos estes sintomas acontecem no horário em que as vítimas deveriam se preparar para irem a escola.
O papel da escola para evitar o Bullying é através da direção que como autoridade máxima deve acionar os pais, conselhos tutelares, orgão de proteção a criança e o adolescente e caso não o faça pode se responsabilizar por omissão.
Hoje o que se percebe que o individualismo, o mau que atinge os tempos modernos ajuda e muito a propagar esta pratica, que através de distorções absurdas dos valores éticos, fazem com que o jovem e a criança tenham comportamentos cada vez mais agressivos.
A criança tende a comportar na escola de acordo com os modelos domésticos, não se preocupando com as regras sociais sem qualquer reflexão sobre o convívio social, de modo a não se preocupar com seus atos transgressores.
Algumas escolas vêem tomando algumas medidas para identificar os "bulloes" (os agressores) fazendo um mapeamento de alunos que causam problemas e com isso fazem transferencias dos mesmos para outra escola ou sala. Alguns pesquisadores criticam esta atitude, pois a alternativa só faz transferir o problema e não resolvê-lo.
É preciso hoje ter um olhar atento aos comportamentos dos jovens e crianças de modo a perceber as habilidades e gostos destas crianças, ajudando a explorar seus talentos e incentiva-los a um novo comportamento, pois tornando a criança valorizada em suas ações contribuirá para um enriquecimento pessoal e de desenvolvimento de seu caráter.
A medida que o tempo vai passando a modernidade nos surpreende assustadoramente. O "Bullying", sempre esteve presente não só nas escolas mas em todo ambiente infantil. Muitos e muitas de nós que temos mais de 15 anos lembramos de ter passado por isso ou de alguém que passou.
ResponderExcluirA Psicologia ganha ai mais um espaço, finalmente teremos a oportunidade de dar um basta em tanto sofrimento psiquico desnecessário. Tanto que muitos dos pacientes/clientes, nos trarão material de sua infância onde foram "por pura maldade" rechaçados e humilhados...
E ainda dizem que não tem "vaga no mercado para psicólogos!
Recomendo assistir a um filme chamado: Bullying" De Josexto San Mateo.
bjinhus!!!!
Paty