sábado, 7 de maio de 2011

GRUPO UM NOVO OLHAR

Essa semana tivemos ótimas discussões em sala de aula e todas, de modo geral, nos fizeram pensar nossa formação. Imagino que isso ainda deva ser um grande questionamento a muitos:

O QUE É SER UM PSICÓLOGO?

QUAL O TRABALHO DO PSICÓLOGO?


Enquanto psicólogos em formação estamos aprendendo muita coisa e quando paramos para discutir, ouvir o ponto de vista do outro, colocar a nossa visão, os nossos exemplos, assim aprendemos de maneira incrivelmente satisfatória. Muitas vezes não paramos para pensar, não fazemos crítica e o conhecimento pode "passar batido". 
Estamos trabalhando, a todo momento, a aceitação, o não preconceito, a qualquer pessoa como sujeito de direitos e deveres sociais. Com todo esse conhecimento precisamos agora entender a diferença de pensamento dos que estão de "fora". Esse foi um apontamento muito interessante feito por um colega em sala. O apontamento foi no sentido de que nós, psicólogos em formação, já temos uma visão diferente do senso comum e temos o dever de entender isso e é mais um campo de trabalho, talvez orientar que trabalha com pessoas sobre o preconceito, a inclusão, as capacidades de cada sujeito, e etc.
As vezes uma empresa não aceita uma pessoa com sofrimento mental por não conhecer o problema, por não saber como essa pessoa se comportaria, como seriam as crises, caso tivesses, dentre outras coisas. É nosso trabalho não só promover discussão a respeito disso como também orientar. Uma pessoa que estuda administração, por exemplo, não sabe que a esquizofrenia pode ser controlada, não sabe que o depressivo pode viver bem. Isso é nossa função! Enquanto profissionais, em qualquer contexto, iremos nos deparar commuitos profissionais de outras áreas que serão leigos nos assuntos "PSI". Muitas vezes não é preconceito, é desconhecimento.
VAMOS TRABALHAR ISSO?

A imagem abaixo nos mostra algumas situações que poderemos nos deparar em nossa carreira profissional:






Nenhum comentário:

Postar um comentário