COMENTÁRIO:
A profissão do psicólogo apesar não ser atual e de haver vários registros histórico não da atuação do psicólogo, mas da ciência psicológica excercida pela medicina a mais de um século em eio. Entretanto, ela ainda não conquistou totalmente seu espaço e suas várias e distintas formas e áreas de prática.
Hoje em dia tem se visto que o psicólogo já está presente em diversas áreas, como um pouco da quebra da visão fechada do psicólogo somente dentro de um consultório. Ainda assim, a importância de sua profissão se deixa muito a desejar. Percebemos com muita frequência a colocação do psicólogo como aquele que trata só do louco, aquele sujeito diferente e estranho.
É importante resaltar o conhecimento de que embora a medicina foi uma grande praticadora e exaltadora da ciências psicológicas, uma das abordagens mais valorizadas era a psicometria. A avaliação psicológica era utilizada para avaliar e classificar os alunos nas escolas, os integrantes do exercito brasileiro, os operários das indústrias e daí por diante. De forma que hoje é motivo de crítica dentre os psicólogos de rotulação.
Interessante também era que a atuação dos psicólogos na avaliação que antes ainda não existiam, eram acontecidos por professores de ensino fundamental que preparavam o testes e eram chamados de psicologistas.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000200027
Nenhum comentário:
Postar um comentário