A PSICOLOGIA E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
QUAIS INTERFACES? ¹
Regina Benevides
Universidade Federal Fluminense
RESUMO: Discute-se a relação da Psicologia com o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil tomando-se como ponto de partida uma crítica à separação entre clínica e política fortemente presente na formação e na prática profissional dos Psicólogos. Indicam-se três princípios para a construção de políticas públicas em saúde: o da inseparabilidade, o da autonomia e co-responsabilidade e o da transversalidade, estando à contribuição da.
Psicologia no entrecruzamento do exercício destes três princípios. O artigo destaca, ainda, a importância dos modos de fazer acontecer às políticas públicas, indicando a urgência na criação de dispositivos que dêem suporte à experimentação das políticas no jogo de conflitos de interesses, desejos e necessidades dos diferentes atores que compõem a rede de saúde.
Reflexão:
Ao lermos este artigo nos deparamos com uma das realidades vividas por todos nós (psicólogos). Chamada saúde enquanto sistema único de saúde, e as políticas particularmente; partidos políticos.
Percebe-se a importância de alguém nos representar perante o estado.
O intuito desta reflexão é relembrar a importância de não desmembrarmos o sujeito/ individuo do social, já que necessitamos de planejamentos significativos no âmbito das políticas publicas, conhecendo o que é direito e dever de cada cidadão.
Para nós é de extrema necessidade sabermos como as políticas públicas estão tomando grande proporção para a construção de medidas que viabilize melhores condições de vida para sujeito e organizações.
Para finalizarmos orientamos a turma que pensem como foram importantes para nós os conceitos estudados em políticas públicas (não sendo tendenciosas para nenhuma disciplina).
Precisamos nos posicionar e parar de colocar a culpa só em alguns, já que vivemos em comunidades e somos seres sociais.
http://www.scielo.br/pdf/%0D/psoc/v17n2/27040.pdf
(Grupo Catharsis: Diane, Fabiana, Kenia, Regina, Roberta e Vânia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário