quinta-feira, 9 de junho de 2011

GRUPO PSIPENSANTE



Reflexão sobre a educação no Brasil

Neste primeiro semestre de 2011 a turma de psicologia do 6º período noite, apresentou brilhantes trabalhos com enfoque nas políticas públicas. Dentre eles escolhemos o tema da “Educação” que merece atenção. Tema esse que tem sido muito discutido em canais da mídia nos últimos dias, inclusive após o depoimento da professora do Rio Grande do Norte Amanda Gurgel, devido à precarisação educacional e a condição desumana que tem vivido os professores.
Entendemos que Educação é direito de todo e qualquer cidadão e que cabe ao Estado garantir uma educação de qualidade. Para que mude a situação da atual educação, medidas devem ser tomadas como maiores investimentos em Política Pública Educacional que consiste em ações a serem implementadas, com o propósito de desenvolver um bom nível de educação brasileira e fazer com que a educação seja realmente um direito efetivado de todos os cidadãos.
Para reflexão achamos pertinente disponibilizar o vídeo da professora que nos chamou atenção sobre as condições que vivem os professores brasileiros e como os deputados da assembléia tem justificado e colocado a responsabilidade da educação nas mãos dos professores.
Queremos deixar aqui questões a ser pensadas, como pode ser a atuação do psicólogo na educação? O que podemos fazer para que mude ao menos no espaço que estivermos atuando, caso seja na área da psicologia educacional? Achamos importante fazer essa alerta, afinal somos os psicólogos de amanhã e temos tudo para fazer um bom trabalho e tentar mudar situações que nos incomodam.




(Grupo  PSIPENSANTE: Cláudia, Cleide, Jeanne, Juliana, Marina e Renata)

Um comentário:

  1. Já tinha visto esse vídeo antes e para mim foi um misto de indignação e incredulidade com o que foi falado. Mulher de fibra, lingua afiada e certíssima sobre seus direito. Basta saber se tudo o que se mediante tudo o que foi falado alguma atitude será tomada, poque como ela mesmo diz resumidamente: falta comprometimento vergonha na cara daqules que estão no poder para nos representar...( Ana Cláudia )

    ResponderExcluir