Segue abaixo um trecho da introdução do portifólio de uma das integrantes do grupo. Ele fala um pouco sobre sua trajetória até o curso de psicologia.
O objetivo desse portfólio é reunir os melhores momentos, trabalhos, textos e atividades que foram realizados no curso de Graduação de Psicologia, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Meu primeiro contato com o curso de Psicologia foi através da faculdade Pitágoras onde iniciei meu trajeto na graduação, neste primeiro momento descobri o quanto a área era extensa, o que contribuiu para que surgisse uma grande confusão sobre qual área seguir, mas logo em seguida descobri que esse problema estava apenas começando, que minha escolha inicial de ser psicóloga infantil teria que ficar no modo de espera, pois muita coisa estava por vir.
Lembro-me que minha vontade de fazer psicologia era muito grande, mas eu me sempre achei que eu não iria conseguir, pois pagar uma faculdade particular estava fora das minhas condições e passar na UFMG era muito distante para mim. Nesta época em que eu me punia por não poder pagar o curso, aconteceu algo interessante e engraçado, passei de ônibus em uma rua próximo a área hospitalar de Belo Horizonte e vi rapidamente uma placa e li da seguinte forma “Curso técnico de Psicologia” eu fiquei maluca, empolgada, afinal um curso técnico seria mais barato que o superior, minha idéia então era fazer esse curso e depois de estar na área eu poderia pagar a faculdade. Rapidamente eu desci do ônibus e voltei quase que correndo para saber as condições do curso técnico de psicologia, mas quando cheguei no lugar veio a decepção e me senti a pessoa mais idiota do mundo, pois na realidade e placa tinha a seguinte frase “Curós técnico de Podologia”, então voltei pra casa decepcionada e rindo de mim mesma.
Um tempo depois eu entrei na Faculade Pitágoras e quando eu estava no 3º período, ganhei a bolsa do Prouni na PUC Minas, unidade São Gabriel e devido a isso iniciei o curso novamente fazendo matérias do 1º e 2º período, quando entrei na PUC senti que realmente estava realizando meu sonho e que ele era sim possivel.
Atualmente estou cursando o 6º período e percebo que minha escolha quanto a área de atuação ainda não está definida, mas sei também que isso ira acontecer de uma forma natural e por meio de uma identificação pessoal e não apenas por interesses financeiros.
A partir deste momento irei voltar no tempo, relembrar as matérias e conteúdos estudados e espero conseguir alcançar o que para mim é o principal objetivo desse projeto: Fazer uma rede de ligações entre as matérias vistas durante o curso e verificar o que mais me marcou quanto futura psicóloga.
Este trecho foi extraído do portifólio de Poliana Cristina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário