quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PSICOPENSADORES.COM

 


Este artigo foi escolhido pelo grupo, primeiramente, pela curiosidade do Título: “ Eu quero ajudar as pessoas: a escolha vocacional da psicologia”.

Afinal, porque você escolheu fazer psicologia ?

Esta foi uma questão muito discutida pelo grupo e por isso, resolvemos trazê-la de modo a colocar um desafio para cada um de vocês em relação a escolha do curso.

Foi realizada uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de psicologia e suas motivações na escolha da profissão. Este texto nos leva a pensar se a escolha da profissão esta voltada por uma questão vocação, habilidade em lhe dar com o outro, um desejo de penetrar na mente do ser humano, conhecê-lo, ajudá-lo, uma escolha motivada pelo entendimento de si mesmo, interesse/curiosidade pela psicologia ou se envolve questões de status profissional.

Destaca-se também neste artigo, se outros fatores seriam motivadores sobre a escolha da profissão, como: influência e não- influência da família, gratificações na profissão, preferências por áreas de atuação, a percepção do mercado de trabalho e planos para o futuro, a vocação para conselheiro e Poderes do psicólogo.

Durante a leitura pode ser que alguns se identifiquem com os interesses e motivações da escolha da profissão e ao terminá-lo ainda estaremos nos questionando sobre nosso futuro e expectativas.

Enfim, o artigo nos leva a divagar sobre as questões pessoais de nossas escolhas, qual a nossa visão sobre o curso? Qual o nosso propósito? O que esperamos ? Quais são as habilidades necessárias ou seria uma vocação desde a infância? Porque a escolha da psicologia ?

Convido a todos a lerem este artigo e refletir sobre a opção pela profissão de psicólogo.


Grupo composto por: Ana Elisa Gonçalves, Fabíola do Carmo, Juliane Nunes, Kelly de Sousa, Lídia de Barros e Sirley Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário