Esse portifólio foi escrito por uma das integrantes do grupo. Fabiola Mendes.
O objetivo é apresentar um histórico de como surgiu meu interesse pela psicologia e durante esta caminhada demonstrar quais foram as experiências, expectativas, encontros e desencontros na busca de concretizar a Graduação no curso de Psicologia.
Mas para entender o motivo da minha escolha, antes farei um breve relato sobre minha história de vida até este momento em que me encontro.
Meu primeiro contato com a psicologia foi aos 13 anos quando comecei minha terapia. Em meio as sessões me passava pela mente que a psicóloga tinha o poder de saber o que eu pensava, e isso me interessava muito, aliás, para mim é como se o psicólogo soubesse de tudo que o outro pensa.
Desde então, cresci falando que seria psicóloga. O bom que de acordo com - o senso comum - para ser psicólogo tem que ser tranqüilo, falar pouco, ouvir mais e tinham muitos que concordavam que eu tinha os requisitos, a não ser pela extrema timidez , motivo pelo qual fazia terapia.
Os anos passaram e meus objetivos se desviaram por um momento e por forças maiores, acabei por ter que fazer magistério. Isso me frustrou muito, já que, não me dava base para enfrentar um vestibular.
Então, logo após formar quis tentar vestibular, mas como morava em Mariana (MG). Na minha cidade não tinha curso de psicologia, e então, tentava vestibular para cursos que não me interessava. Entrei em um sentimento profundo de frustração e parei até de sair de casa. Foi então, meu segundo contato (direto) com a psicologia. Voltei a fazer terapia. Foram nas sessões (depois de 1 ano) que resolvi dar a volta por cima e correr atrás do que queria.
Como minha mãe tem uma irmã que mora aqui em Belo Horizonte, arrumei minhas malas e vim com intenção de estudar psicologia. Um ano se passou e ainda não tinha conseguido meu objetivo de entrar para faculdade. Trabalhava na oficina do meu tio como recepcionista, mas o salário não dava para pagar a faculdade. Como tinha que trabalhar nem cogitava a possibilidade de uma universidade federal.
Mas, já tinha traçado que iria ser psicóloga, então, sai da oficina e fui atrás de alguma coisa mais estável. Consegui um emprego.Cheguei a entrar em um cursinho , mas parei porque saia do serviço 18:30 e era em Contagem.
Passaram mais 3 anos e meio e resolvi arrumar emprego em Belo Horizonte ganhando mais. Para conseguir fazer o curso eu tinha que primeiro trabalhar em BH, ter tempo para estudar e aumentar minha renda. Consegui um emprego na empresa que ainda trabalho atualmente ( 8 anos).
Até me estabilizar no novo emprego - na verdade quase 3 anos depois - nesse período subi de cargo na empresa . Ganhando mais já poderia prosseguir com meu objetivo. Mas, ao invés do vestibular, fiz o Enem porque a bolsa seria de grande ajuda. Consegui primeiro na Faculdade ( FEAD), mas me decepcionei com os profissionais e com a instituição. Tinha grande interesse no currículo do curso de psicologia queria estar em uma universidade mais completa, então fiz a transferência para PUC São Gabriel. Entrei no segundo período, mas por motivos maiores tranquei o curso quando estava ingressando no quarto período. Fiquei um ano fora da universidade, voltei no semestre passado e fazendo matérias em períodos diferentes. Inclusive no 6 período.
Nesse tempo que fiquei fora da faculdade, continuei lendo sobre psicologia, sempre que posso assisto/ leio reportagens ou comentários sobre a profissão. Já visitei o CRP e li o código de ética da profissão. Procuro me informar sobre os campos de atuação e aceitação no mercado para me manter atualizada sobre o curso que escolhi. Ao longo deste portifólio serão apresentados, textos e correlações com matérias já estudadas sobre o que considerei para minha formação em psicologia.
Grupo composto por: Ana Elisa Gonçalves, Fabíola do Carmo, Juliane Nunes, Kelly de Sousa, Lídia de Barros e Sirley Ferreira.
Putz, bela tragetória, hein! Marcada por muita luta e força de vontade, vontade essa de perseguir seus objetivos! Tenho certeza de que será uma excelente profissional se continuar a lutar com toda essa garra! Parabéns!!
ResponderExcluir