quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Grupo: Conexão Psi

Material retirado do portfólio da aluna Flávia Regina Valentim


A Psicologia e o Corpo Humano

          As disciplinas de Fisiologia, Neuroanatomia, Neurobiologia e Neuropsicológica, mostram a importância de conhecer o funcionamento do corpo e a relação entre cérebro, mente e corpo. Já que muitas vezes o problema não é somente psicológico ou somente físico. Um pode afetar o outro e vice-versa. Daí a importância de um trabalho multidisciplinar.
          Muitas vezes o psicólogo para realizar seu trabalho terá que trabalhar em conjunto com outros profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos clínicos, terapeutas ocupacionais, profissionais da educação entre outros. É imprescindível ressaltar a importância de se conhecer no curso de Psicologia essa relação entre cérebro e corpo. Tem destaque aqui os textos recomendados nessas disciplinas de dois livros “O Cérebro nosso de cada dia - descobertas da neurociência sobre a vida Cotidiana” e “Sexo, drogas, rock'n'roll e chocolate- o cérebro e os prazeres da vida cotidiana” escritos pela neurocientista Suzana Herculano-Houzel.

cerebro+nosso+de+cada+dia,+o  Sexo, Drogas, Rock´n´roll... e Chocolate
 
          O primeiro Livro mostra como respondemos aos estímulos físicos enquanto o segundo apresenta como o nosso cérebro reage a estímulos químicos. Ambos enfatizam a relação entre cérebro e corpo como dependentes um do outro. Trazem exemplos e abordagens do cotidiano que ilustram essas relações.

          Entendo através dos estudos dessas disciplinas que atualmente são grandes os números da demanda de pessoas, especialmente crianças encaminhas aos consultórios com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) , autismo entre outros. Verifica-se aí uma espécie de modismo já que nem todas as crianças possuem realmente esse tipo de transtorno.
          Há cada vez mais em nossa sociedade a necessidade de se recorrer aos medicamentos. Nesse contexto as crianças são as que mais sofrem já que é mais cômodo enche-las de remédios para que não incomodem os pais e professores em suas tarefas do cotidiano. Dessa forma o psicólogo deve compreender a importância de um diagnóstico psicológico através de testes e avaliações em conjunto com um diagnóstico feito por um médico, assim como deve atentar-se ás doenças e degenerações da memória para que o acompanhamento seja feto através de tarefas que estimulem seu funcionamento.
          O psicólogo deve compreender o que é realmente de ordem psicologia e assim tratado de forma terapêutica e o que é de ordem médica, ou seja, tratado através de prescrição médica e medicamentos. Dessa forma ele pode evitar que o tratamento do paciente aconteça de forma tardia já que nem todas as queixas que chegam até ele é de fundo psicológico. Deve estar atento às necessidades dos clientes para que sejam encaminhados de forma correta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário