quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PSICOPENSADORES.COM

O hospital geral é concebido como um local em que a base dos serviços gerais tem a função terapêutica, e é muito importante nesse contexto uma boa comunicação entre funcionários, e esperado em uma equipe, divisão de saberes e diálogo para uma melhor interação e bom funcionamento das tarefas.

O psicólogo muitas vezes sem uma base sobre a questão da saúde, ao ser inserido em um contexto onde o saber médico predomina, vê seu trabalho ser desvalorizado.

O papel do psicólogo é extremamente necessário para auxiliar o sujeito que se depara, muitas das vezes, em uma situação desagradável, mas em meio a isso tudo deve-se esperar, não só do psicólogo,mas de todos da equipe uma interação,na busca de um melhor desempenho.

Por outro lado deve-se refletir a real situação do psicólogo inserido no sistema de saúde, pois muitas vezes ele não é visto como um profissional em prol da promoção da saúde, será que ele é realmente considerado de extrema importância? Isso não é o que vem acontecendo.

O grupo ao ler o artigo e assistir a mesa "Psicanálise para além do consultório: A prática psicanalítica e seu discurso em um hospital geral" no SCAP se questionou sobre qual seria o papel do psicólogo nestas instituições, será que estamos sendo de alguma forma preparados para atuar nessa área e nos posicionarmos assertivamente diante das dificuldades?

Compartilhamos o artigo com todos para que possamos juntos refletir sobre as indagações que permeiam uma das áreas de atuação da profissão na qual escolhemos.

Boa leitura a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário