Trouxemos desta vez um artigo sobre a Psicologia do Esporte no Brasil. Trata-se de um texto bastante interessante, no qual podemos verificar que, embora seja uma área nova da Psicologia e ainda careça de estudos, a psicologia aplicada ao esporte, no Brasil data, mais ou menos da década de 1930 e comprovadamente (como em 1958), quando bem aplicada, funciona.
Trançando uma linha histórica da Psicologia do Esporte no Brasil, o artigo conta como João Carvalhais, psicólogo da seleção brasieleira da Copa de 1958, utilizou os seus conhecimentos de psicologia, especialmente de avaliação psicológica para ajudar a montar uma equipe vencedora, dando destaque a uma prática que, embora incipiente, já ocorria. Obviamente, as escolhas e métodos do "Professor Carvalhais foram questionados e críticados, inclusive suas dúvidas sobre a convocação de Garrincha (que, segundo muitos, se dependesse dele, nao teria jogado a copa de '58).
Tantos anos depois, a Psicologia do Esporte e o profissional que atua nesta area ainda passa pelas mesmas dificuldades. Decorrente do campo da Educação Física, ainda carece de estudos e aprofundamento por parte do profissional de psicologia, mas é sim uma área bastate necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário