domingo, 23 de outubro de 2011

PsiSaúde

Portifólio


Realizando estudos sobre o portifólio, concluímos que o mesmo serve como uma ferramenta versátil que promove uma reflexão sobre a investigação-ação, servindo também, como partilha de idéias, atividades e materiais pelo fato de poder organizar uma grande diversidade de registros selecionados. Então, após a conclusão de nossas construções teóricas a partir de nossas vivências, discutimos um pouco sobre os nossos sentimentos quanto às mesmas.

Entramos num consenso de que a universidade em si, a graduação de psicologia, as vem nos influenciando de diversas formas. Todos nós, alunos, enfrentamos dificuldades, cada um de nós em um âmbito diferente, mas nos mantemos persistentes quanto aos nossos objetivos, embora tenhamos focos em áreas diferentes. O importante agora é lutar, e juntos, sendo amigos fica mais fácil conseguirmos. Um ajuda o outro, um levanta o outro, um oferece a mão para o outro num momento de queda, de desânimo perante a luta diária que é; trabalho, estágios curriculares, vida familiar; alguns do grupo já casados, outros com filhos, enfim, cada qual com a sua dificuldade, mas todos com vontade de vencer.

Nosso grupo se construiu já no primeiro período e viemos juntos desde então, um oferecendo apoio para o outro, e nos tornamos hoje verdadeiros amigos. Dentro da nossa sala, “pequena sociedade”, somos um grupo de grande identificação, não porque não gostamos dos demais, mas entre nós há uma maior afinidade, assim como em outros grupos, quase todos são os mesmos desde o começo do curso, exceto a considerar pelos alunos irregulares, que tem de se encaixar nos grupos que já se encontram formados.

A psicologia foi um fator que trouxe bastante significância na vida de todos nós, não só em questão de crescimento de conhecimentos, como em nossas vidas pessoais também. O convívio acadêmico e toda essa experiência, nos proporcionaram uma visão bastante diferente da que tínhamos de mundo, a começar de nós mesmos. A psicologia abriu nossas mentes para a entrada de novos conhecimentos, e com a ajuda dos mestres, admirados professores, percebemos que um conhecimento jamais será o bastante, porque todo ele, jamais será absoluto ou completo. Todo conhecimento adquirido funciona como uma mola propulsora na busca pelo esclarecimento de novas dúvidas, que sempre estarão presentes. Enquanto houver dúvidas, haverá uma motivação para viver.

Apesar de cansados com a vida que levamos hoje, com a batalha diária; de aulas de segunda a sábado, dois estágios intermediários e duas supervisões fora o horário de aula, mais os estágios extracurriculares, descobrimos dia após dia que estamos no rumo certo, porque estamos satisfeitos e felizes com a nossa escolha. Ficamos muito tristes com a desvalorização da nossa categoria, mas sabemos que uma nova visão só virá a partir de uma nova postura geral dos psicólogos perante a população e perante a sua própria formação.

Enfim, nos entristecemos com tanto descaso, até mesmo ignorância quanto a importância da nossa atuação, com profissionais psicólogos. Mas enquanto não nos posicionarmos e mostrar com eficiência o nosso trabalho, enquanto não reivindicarmos os nossos direitos, enquanto não cumprirmos com os nossos deveres, infelizmente, não seremos reconhecidos.

Agradecemos à Deus todos os dias pela oportunidade que nos fora dada de estudar numa Universidade com é a PUC e pelos AMIGOS que conquistamos ao longo dessa jornada que é a psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário